Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Abropecuária - Gilman afirma que agricultura familiar é agronegócio

O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, disse nesta quinta-feira (10), na abertura da III Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (Agriminas), em Belo Horizonte, que este é um segmento fundamental do agronegócio. “Os agricultores familiares não devem ter receio de admitir isso”, acrescentou o secretário, que representou na solenidade o governador Aécio Neves.

Segundo Gilman Viana, “há uma identificação do governo de Minas com a agricultura familiar e o reconhecimento de sua importância econômica e social no contexto do agronegócio”. Ele disse que o milho, o feijão, o leite, a carne de suínos e de aves, entre outros produtos originados de propriedades classificadas como de agricultura familiar, e que representam 70% da cesta básica, são os mesmos produzidos em empresas rurais de maior porte.

“O agricultor familiar, assim como os demais produtores, deve buscar o suporte do conhecimento, plantar de acordo com a vocação regional e gerenciar bem a sua produção para aumentar a receita”, recomendou o secretário. Ele enfatizou também importância da organização dos produtores em cooperativas e associações para terem mais condições de produzir excedentes e se tornarem mais competitivos.

O apoio à agricultura familiar, segundo o secretário, faz parte de um esforço para aumentar a produção de alimentos. Ele explicou que os preços dos produtos estão elevados no mundo inteiro porque o consumo cresceu muito mais do que a oferta. “O Brasil tem condições excepcionais para a agricultura e pode tirar proveito da oportunidade”, enfatizou.

O secretário disse que já houve um pequeno ajuste entre a oferta e procura dos alimentos porque o impacto dos preços fez o consumidor se retrair.

Apoio do governo

O secretário disse que o governo do Estado tem desenvolvido diversas ações de suporte à agricultura familiar. Citou o Minas Sem Fome, principal programa da Secretaria da Agricultura voltado para o segmento e incluído entre os estruturadores do governo. Criado em 2004, o Minas Sem Fome, executado pela Emater-MG, vinculada à Secretaria, já beneficiou mais de 500 mil famílias mineiras, com a capacitação de jovens, implantação de horas, pomares, lavouras e criação de pequenas animais, além da criação de agroindústrias. Em quatro anos, foram investidos R$ 35 milhões (recursos federais e estaduais), com ações nos 774 municípios alcançados pela Emater-MG.

Gilman Viana informou também que o governo estadual, por intermédio da Emater-MG, em parceria com a Epamig, distribuiu sementes de feijão e sorgo, em situação emergencial, aos agricultores de 200 municípios localizados na região do semi-árido mineiro. Foram distribuídas 200 toneladas de sementes de feijão e 100 toneladas de sementes de sorgo, para plantio de lavouras comunitárias. Ainda neste ano serão distribuídos 600 mil pintinhos de um dia e 80 mil sacos de ração para a implantação de um projeto emergencial de avicultura destinado a beneficiar 40 mil famílias no Estado. Nesta ação serão investidos cerca de R$ 2,5 mil.

Há também o apoio da Emater-MG com assistência técnica aos produtores do Norte de Minas que desenvolvem programa de plantio de mamona para abastecer a usina de biodiesel de Montes Claros. Estima-se que até 2010 serão assistidas cerca de 14,5 mil famílias.

O secretário citou também o Programa Minas Leite, criado pela Secretaria para dar suporte ao desenvolvimento de toda a cadeia do produto. Há ações especialmente para a agricultura familiar, coordenadas pela Emater-MG, como as destinadas à melhoria da produtividade por meio do aprimoramento do manejo.

Gilman Viana destacou ainda a criação, pelo governo do Estado, do Minas + Seguro, que beneficia o produtor com a cobertura de 25% do prêmio do seguro, que são acrescidos aos 50% de subvenção garantidos pelo governo federal. Desta forma, cabe ao agricultor pagar apenas 25% do prêmio. Além disso, o secretário informou que o governo de Minas mantém, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e com os municípios, o programa Garantia Safra, que protege o produtor prejudicado pela seca e agora também pelo excesso de chuvas.

Feira busca mercado

A III Agriminas prossegue até domingo, na Serraria Souza Pinto. Promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), tem o apoio do governo de Minas e do governo Federal. A feira reúne um variado leque de produtos da agroindústria familiar e de áreas de assentamento da reforma agrária do Estado. Seu objetivo é ampliar o mercado para a agricultura familiar, divulgando os produtos para os consumidores e para os estabelecimentos de varejo e atacado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: