Com o objetivo de fomentar a criação de novos postos de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Estado, juntamente com o Inpev – Instituto Nacional de Processamento de Embalagem Vazia, realizará visitas técnicas às unidades do Estado. A ação tem início nesta segunda-feira, 14, e encerra na quinta-feira, dia 17. O trabalho será realizado nos cinco postos localizados nos municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Silvanópolis, Pedro Afonso e Colinas.
Para o diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, a ação servirá como parâmetro de avaliação das medidas a serem tomadas para a ampliação das unidades de recebimento no Tocantins, junto às revendedoras e indústria. “Com mais postos, poderemos aumentar ainda mais o número de embalagens recolhidas, já que o produtor terá mais opções para fazer a entrega dos recipientes”, diz o diretor.
A coordenadora geral de Operações do Inpev, Ana Telma Maia Soares, ressalta que nas visitas também será verificado o correto funcionamento das unidades de recebebimento de embalagens vazias de agrotóxicos do Estado. Caso seja encontrado algum tipo de irregularidade, os responsáveis serão orientados pelas equipes da Adapec e Inpev.
Devolução
Devido ao trabalho de conscientização e fiscalização junto aos produtores rurais para a correta destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos, o Estado tem batido frequentes recordes de recolhimento. De acordo com o Inpev, nos primeiros seis meses deste ano foram retirados do meio ambiente 37.865 quilos de recipientes, contra 10.010 quilos no mesmo período de 2007. Isso representa um percentual de crescimento de 278,3% se comparado ao ano passado.
Em 2004, foram 19 toneladas de embalagens vazias retiradas do meio ambiente. Em 2005, 34.948 quilos, enquanto em 2006 foi registrada a coleta de 65.400 kg de recipientes. Já em 2007, foram 80.780 kg de embalagens entregues aos postos de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.
Depois de reunidas nos postos de recolhimento, as embalagens vazias de agrotóxicos são encaminhadas para os postos de reciclagem (embalagens laváveis) ou incineração (não laváveis). A devolução dos recipientes tem suma importância já que os mesmos podem contaminar o meio ambiente e causar intoxicações em animais e no homem.
terça-feira, 15 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente