Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

domingo, 13 de julho de 2008

Agropecuária - Encontro em Alagoas vai avaliar a erradicação da febre aftosa

A sanidade animal será colocada em pauta nesta sexta-feira, em encontro que acontece no Palácio República dos Palmares, a partir das 8h30. Na ocasião, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Afonso Kroetz, secretários de Agricultura e dirigentes das entidades executoras de sanidade agropecuária do Circuito Pecuário do Nordeste avaliam o andamento dos programas estaduais de erradicação da febre aftosa.

O circuito, formado por Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, busca melhorias no status sanitário animal. Dos sete estados, Pernambuco e Maranhão têm a melhor classificação, sendo considerados zona de risco médio para a febre aftosa. Os demais são classificados como zona de risco desconhecido.

No último encontro do grupo, em outubro do ano passado, em Natal, foram estabelecidos metas e cronograma de ações de fiscalização agropecuária em cada estado. “Vamos analisar o que foi cumprido e quais os entraves e perspectivas de a região conseguir a mudança na classificação”, afirma Hibernon Cavalcante, diretor presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

Serão avaliados itens como logística, equipamentos, recursos humanos, legislação, cadastramento, participação da comunidade, entre outros. Alagoas tem conseguido avançar no cumprimento das exigências do Mapa. Na última etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, em abril, o Estado bateu seu recorde no percentual de cobertura. Dos 1,139 milhão de bovinos e bubalinos, 93,99% foram imunizados.

O Governo do Estado também tem investido na contratação e capacitação de servidores e estruturação da Adeal. Em abril, foram nomeados 140 fiscais agropecuários, selecionados através de um concurso público. A agência recebeu, ainda, novos equipamentos e veículos.



por Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: