Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Agropecuária - Governo pode usar até força policial para atingir meta da Aftosa

Governador deu prazo para fazendeiros que não vacinaram seu rebanho e alertou para multas.


Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Wellington Dias recebe os primeiros números da campanha de vacinação

Durante solenidade no Palácio de Karnak nesta quinta-feira (3), o governador Wellington Dias avisou que o Estado poderá usar até de força policial para que a meta de 80% de vacinação na campanha contra a Febre Aftosa seja alcançada no Piauí. O aviso foi dado durante solenidade no palácio de Karnak, que mostrou os números positivos da primeira etapa de vacinação.

Wellington Dias informou que primeiro será feita uma notificação de advertência, e caso o fazendeiro resista em realizar vacinação, o governo poderá partir para a cobrança de multas e até prisões. A partir de agora, o município que não atingir a meta também será cobrado. O proprietário terá prazo de 10 dias para adquirir a vacina, que só poderá ser aplicada na presença de um fiscal da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí.

Caso o proprietário do gado não adquira a vacina e imunize seu rebanho, a multa pode variar de R$ 220 a R$ 4 mil.



Na solenidade, foram divulgados números da primeira etapa de vacinação. Em todo o Piauí, 125 municípios ficaram acima de 80% da meta na campanha de vacinação, e 99 municípios, incluindo Nazária, na Grande Teresina, estão abaixo de 80%. Em Santa Filomena, a vacinação atingiu 100% do rebanho da cidade.

O governador declarou ainda que alcançar a marca de 80% de vacinação em todo o Estado uma meta desafiadora entre as 34 que o Piauí precisa atingir para sair da zona de risco desconhecido da doença, que impede o Estado de exportar gado bovino para outros estados do Brasil. Wellington Dias quer ter as 34 regras cumpridas até o fim do ano, para que em 2009 o Piauí esteja livre da Aftosa.

Yala Sena (flash do Karnak)
Fábio Lima (da Redação)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: