Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 31 de julho de 2008

BA - recuperação de pastagens pode agregar 5 milhões de cabeças


A notícia agradou pecuaristas baianos. Segundo dados do censo mais recente do IBGE (2006), o estado tem cerca de 13 milhões de hectares de pastos, ocupados com um rebanho de aproximadamente 12 milhões de cabeças. A relação animal/hectare, segundo representantes dos produtores, se melhorada, poderia evitar novos desmatamentos e aumentar a rentabilidade do produtor rural.

O tema “Recursos para recuperação de pastagens e repovoamento do rebanho” será debatido em seminário durante a 1ªExpocarne Bahia, feira que será realizada em Salvador entre os dias 13 e 17 de agosto como parte da programação da Exporural. Trata-se da primeira feira regional do segmento cárneo do Norte/Nordeste e tem foco na industrialização, modernização e fortalecimento da cadeia produtiva da carne baiana.

De acordo com o presidente da Expocarne, Oscar Villas Boas, a Bahia tem condições de agregar mais cinco milhões de cabeças ao seu rebanho dentro de três anos, caso se adotem medidas como o investimento na recuperação das áreas de pastagem degradadas. “Esta não pode ser apenas uma missão do Governo, pois também depende diretamente da conscientização do produtor rural, mas precisamos da parceria do Poder Público”, afirma Villas Boas.

Uma sugestão de ação conjunta entre Governos e Iniciativa privada, segundo o pecuarista, que também é presidente da Associação Baiana dos Criadores de Cavalo (ABCC), seria atrelar o cumprimento de medidas corretas de manejo de pastagens às liberações de financiamento junto aos bancos de fomento oficiais.

“O produtor precisa se capacitar, investir em variedades de capim tecnologicamente adaptadas à sua região, corrigir o solo e manejar corretamente os pastos, evitando práticas arcaicas como as queimadas. Mas, para isso, precisa ter acesso aos recursos”, salienta o pecuarista, segundo quem, “a consciência apurada do consumidor mundial abre um filão maravilhoso para o boi de capim brasileiro”.

À frente da Expocarne está a ABCC, com apoio do Governo da Bahia (Seagri/ SICM), Ministério da Agricultura e Irrigação e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Banco do Nordeste (BNB), Senar e Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: