Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Crédito rural será modelo para outros países

Um projeto de estímulo à execução de boas práticas socioambientais no agronegócio por meio de crédito rural, desenvolvido pela unidade brasileira do Rabobank, servirá de base para outras unidades da instituição financeira no mundo.

Desde 2005, a subsidiária brasileira do banco holandês utiliza um sistema de análise de crédito que leva em conta aspectos como trabalho escravo e infantil e degradação ambiental, que refletem nas taxas de juros aplicadas pela instituição. Dependendo do grau de ""sustentabilidade"", o tomador de crédito recebe um determinado desconto na taxa do financiamento. A instituição não revela a magnitude desses descontos e explica que os casos são estudados individualmente.

A classificação de cada cliente dentro de uma escala crescente que vai de zero a 40 pontos é revista a cada ano.

Na etapa mais recente do projeto a instituição está distribuindo aos produtores um manual de boas práticas socioambientais, onde explica seu sistema de análise de crédito e compila boa parte da legislação ambiental e trabalhista do Brasil. A idéia, de acordo com a introdução do manual, é que os produtores evitem ""comprometer a sustentabilidade do negócio no longo prazo"". Além da versão impressa, que será atualizada anualmente, o manual está disponível para cópia no site do banco.

O Rabobank agora prepara uma versão global que será distribuída a cada unidade da instituição, que depois fará as adaptações necessárias. ""A idéia é começar a ampliação do projeto pelas Américas ainda neste ano"", afirmou Mariuzzo. No Brasil, a carteira de crédito rural do Rabobank é de R$ 988 milhões e deve crescer para R$ 1,6 bilhão até o final de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: