Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Apicultura maranhense é tema de pesquisa

Com o objetivo de analisar a qualidade do mel produzido no Maranhão, a mestra em Química, Verônica Alves Gonçalves da Silva, desenvolveu uma pesquisa sobre os resíduos de antibióticos no mel do município de Santa Luzia do Paruá (localizada a 390 quilômetros de São Luís).

De acordo com o estudo, a forma rudimentar com que o mel é produzido, armazenado e comercializado dificulta seu escoamento para os grandes centros do país e até mesmo para o exterior.

Apesar das condições elementares de produção, a pesquisadora constatou que o mel da cidade de Santa Luzia é desprovido de resíduos antibióticos, ou seja, não traz riscos à saúde humana. Ainda assim, Verônica Silva aponta a necessidade de uma reciclagem na apicultura local.

“Alguns apicultores têm preconceitos, o que, muitas vezes, dificulta nossa interação. O mel maranhense tem propriedades peculiares, e o nosso trabalho pretende ajudar na produção de qualidade deste produto”.

A UFMA tem ainda um núcleo de pesquisa destinado à análise e ao aprimoramento da apicultura local. Os estudos desenvolvidos estão baseados na sustentabilidade e na preservação das características genuínas do mel maranhense.

A dissertação sobre a pesquisa de resíduos antimicrobianos no mel estará disponível no site da pró-reitoria de pesquisa e pós- graduação no inicio de agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: