Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Novo Sistema de Defesa Agropecuário de MT deverá ser testado em novembro

Da Redação

Reunidos na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), na manhã desta quinta-feira (31.07), representantes do setor produtivo, do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e da empresa Infox, com sede em Aracajú-SE, avançaram na discussão sobre a implantação do novo Sistema de Defesa Agropecuário para Mato Grosso, o Sindagro. Participaram do encontro Eduardo Alves Ferreiro Neto (Famato), Décio Coutinho (Indea), Antônio Carlos Carvalho de Sousa (Fefa), José João Bernardes (Fabov) e Wilian Francisco Alves (Infox).

O programa foi apresentado ao grupo em maio deste ano, que desde então, vem discutindo sua implantação. Trata-se de um moderno sistema de informática na área de defesa e inspeção que vai facilitar o acesso do produtor rural a todos os serviços prestados pelo Estado nesta área, como retirada de Guia de Transporte Animal (GTA), comunicação de vacina, emissão de documentos, consultas à conta corrente, e até mesmo a visualização da propriedade. O sistema além de agilizar a vida do produtor, dará maior segurança e transparência ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), que terá um banco de dados completo e atualizado.

O produtor, através de uma senha, poderá acessar o programa e realizar a operação desejada do seu próprio computador ou através dos sindicatos rurais e outras entidades representativas.

Eduardo Alves Ferreira Neto, diretor-tesoureiro da Famato, explicou que o novo sistema atenderá também o setor da agricultura, “neste banco de dados o produtor poderá encontrar todas as informações sobre a comercialização e acompanhamento de agrotóxicos, vazio sanitário, cadastro de revendedoras de produtos agropecuários, enfim, é um programa de gerenciamento geral da agropecuária”, frisou.

O gerenciamento do programa ficará por conta do Indea. Segundo o presidente do órgão, Décio Coutinho, com este sistema, além da agilidade e facilidade para executar os serviços, o produtor terá a garantia de que todas as informações sobre sua propriedade estarão aportadas num único banco de dados, gerenciado simultaneamente em todas as unidades do Indea no Estado.

A previsão do Indea é de que, a partir de janeiro de 2009, o Estado opere exclusivamente através deste programa, que deverá ser testado ainda neste semestre, durante a última etapa de vacinação contra a febre aftosa que acontece no mês de novembro.

Para a aquisição e instalação do programa, os fundos como Fabov, Facs, Facual e Fefa, deverão contribuir com o processo que a partir deste momento passa a ser discutido com a assessoria jurídica da Federação para a elaboração do contrato de aquisição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: