Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Técnica da Aged é reconhecida pelo Ministério da Agricultura em Belém

engenheira agrônoma da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura (Seagro), Filomena Antônia de Carvalho foi surpreendida durante a realização do VI Seminário Nacional de Agrotóxicos, realizado em Belém (PA), com uma placa de reconhecimento dada pelo Ministério da Agricultura (Mapa). A placa foi uma forma do Mapa homenagear a fiscal agropecuária da Aged pelo seu empenho e dedicação nos trabalhos desenvolvidos em prol da fiscalização e harmonização da legislação e também pela fiscalização de agrotóxicos no Brasil.

Filomena Antônia de Carvalho é responsável pela fiscalização de agrotóxicos na Aged/Seagro, um trabalho que tem rendido bons frutos ao Maranhão. Entre os fatores que contribuíram para que o Estado se tornasse um referencial no setor vegetal, dentro da federação, foi a forma como este elaborou a sua Legislação Estadual de Agrotóxicos, o que contribuiu para tal reconhecimento por parte do Ministério da Agricultura durante o seminário. “O esforço fazemos na Aged é o de buscar a harmonização de nossas ações às diretrizes propostas pelo Ministério da Agricultura a todos os Estados, tanto na fiscalização, quanto no papel de informar os públicos alvos sobre as temáticas que envolvem o setor vegetal, seja no contato direto, por meio de campanhas ou projetos de educação”, destacou.

Devido a estas ações que estão sendo desenvolvidas pela Aged/Seagro, Filomena de Carvalho também foi convidada a levar a experiência do Maranhão a Roraima e Manaus, contribuindo para a construção de uma legislação estadual de fiscalização de agrotóxicos naqueles estados. “É importante destacar que os resultados obtidos por nosso órgão dentro do Maranhão são frutos das inúmeras parcerias feitas com o Inpev, Andef, Andav e Sindag, organismos que atuam no setor de agrotóxicos. Isso sem falar dos convênios de colaboração celebrados com o Ministério Público Estadual, as Polícias Rodoviária Federal e Militar em todas as nossas ações e o apoio junto aos Postos Avançados de Sanidade Zoofitosanitária (Pasas). Tudo isso só tem garantido que o Maranhão alcance, cada vez mais, um avanço na área vegetal dentro de um contexto nacional”, concluiu. O Ministério da Agricultura também prestou homenagem a profissionais, a exemplo do Maranhão, que mais se destacaram no seu trabalho nos Estados da Bahia, de Minas Gerais e do Pará.

O coordenador da Defesa Vegetal da Aged, Luís Roberto Moreira Lima, também se fez presente, junto com a fiscal Filomena de Carvalho, representando o Maranhão no Encontro de Fiscalização, realizado dentro da programação do Seminário Nacional de Agrotóxicos. O encontro foi uma oportunidade dos Estados brasileiros apresentarem suas reivindicações ao Ministério da Agricultura e contribuírem na elaboração de um documento que serve de parâmetro para toda a fiscalização vegetal no país.

Vinte e cinco técnicos de Defesa Vegetal da Aged/Seagro participaram, especificamente, do VI Seminário Nacional de Agrotóxicos, objetivando renovar seus conhecimentos na área e trocar experiências e informações. O evento serviu para reunir fiscais federais agropecuários e estaduais, empresas do setor agroquímico, engenheiros agrônomos e florestais, técnicos agrícolas, pesquisadores, ambientalistas, empresários rurais, revendedores de agrotóxicos, agricultores, estudantes de nível superior e demais pessoas ligadas à agricultura e ao agronegócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: