Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Seagro e MDA firmam convênios de Cooperação Técnica

A cooperação técnica no Maranhão está sendo fortalecida por um convênio firmado entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio da Caixa Econômica Federal. Ao todo, são cinco projetos no valor de R$ 733 mil 702 reais com a contrapartida do Estado, no valor de R$ 82 mil e 43 reais.

Os convênios fazem parte dos Projetos de Infra-estrutura e Serviço Para os Territórios Rurais (Proinf) e serão realizados nos territórios, mas também atenderão a região Tocantina e outros municípios do Maranhão, como é o caso do convênio de apoio à educação no campo no município de João Lisboa, que terá o serviço de uma escola itinerante para a capacitação de gestores e fortalecimento do cooperativismo e desenvolvimento sustentável.

Outro convênio atenderá o município de Nunes Freire, através da criação de uma agroindústria de beneficiamento de caju e produção da cajuína, além de uma usina de beneficiamento de polpa de frutas, com destaque para o açaí e outras frutas típicas da região.

Os demais convênios servirão para o fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), consolidação dos Colegiados Territoriais e fomento ao cooperativismo, especialmente junto à União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicaf). Para isso será feita a aquisição de motocicletas, computadores e outros equipamentos, que serão usados pelas secretarias municipais de agricultura e demais sistemas de Ater.

De acordo com o secretário do Sistema Estadual da Agricultura, Domingos Albuquerque Paz, os projetos se constituem em instrumentos decisivos para garantir o processo de desenvolvimento sustentável nos territórios, abrindo o leque de oportunidades para a agricultura familiar no Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: