Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

domingo, 10 de agosto de 2008

Adapi intensifica esforços para vacinar mais de 300 mil animais em todo o Piauí

De acordo com a agência, na última campanha realizada em maio, foram vacinados mais de 1,3 milhão de animais.


A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está procedendo, desde o mês de julho e vai prosseguir até setembro, uma intensa fiscalização e autuação de criadores que deixaram de vacinar seu rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa.

Segundo dados da Adapi, deixaram de ser vacinados cerca de 300 mil animais em todo o Estado. Na última campanha realizada em maio, foram vacinados mais de 1,3 milhão de cabeças de gado.
Segundo o diretor da Adapi, José Antônio Silva Filho, o esforço que o Governo do Estado vem realizando, através da Adapi, está sendo recompensado, mas ainda não atingiu a faixa aceita pelo Ministério da Agricultura para liberação do rebanho do Piauí à comercialização como área de baixo risco para aftosa. O próximo passo será atingir os números necessários, o que deve corresponder a cobertura vacinal de índice superior a 80% em todo o Estado.

Esse índice superior a 80% só foi alcançado em 125 municípios piauienses ficando os demais 98 abaixo desse número. É nessa área do Estado que a Adapi está concentrando todo o esforço dos seus técnicos não só para cobrar os inadimplentes como para autuar os que deixaram de vacinar o rebanho na décima campanha, realizada em maio. Os esforços se concentram, principalmente, naquelas áreas em que a vacinação está sendo boicotada por desinteresse ou desinformação do criador.

Ao tempo em que fazia essa apreciação sobre o quadro geral da vacinação e a posição do Piauí frente aos demais estados brasileiros, o dirigente da Adapi registrou um reconhecimento cheio de elogios aos criadores do Extremo Sul do Piauí, onde foram registrados índices mais satisfatórios. Ele destacou que em 14 municípios da região o índice de vacinação ultrapassou 90%.

Da mesma forma, indicou alguns municípios situados ao Norte do Estado, inclusive Luzilândia, onde os resultados da vacinação ficaram abaixo dos índices. O dirigente voltou a expressar sua preocupação com a situação do Piauí, ao lembrar que o prazo do Governo Federal para que todos os estados brasileiros estejam livres da febre aftosa termina em 2009, elevando, portanto, a responsabilidade de o Piauí cumprir as metas para atingir o estágio de médio risco de aftosa com vacinação e depois o de baixo risco.

José Antônio lembrou que a vacinação do rebanho agora não desobriga seu proprietário para com a próxima campanha prevista para novembro. Pelo contrário, destaca o dirigente da Adapi, esse criador será o primeiro a vacinar o rebanho naquele mês.


Redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: