Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Aged inicia período de Vazio Sanitário para evitar a ferrugem

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro), através da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), iniciou no dia 15 de agosto, o Vazio Sanitário. A medida é adotada desde o ano passado para evitar o ciclo de contaminação da ferrugem asiática da soja.



O Vazio Sanitário acontecerá até 15 de outubro e de acordo com o diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal da Aged, Luís Roberto Moreira Lima Leite, a medida evita a chamada Ponte Verde, causando uma interrupção de dois meses na plantação, que funciona como medida preventiva contra a doença.



Os resultados dessa ação já podem ser avaliados na produção dentro do Estado. Na safra 2006/2007, o Sistema de Alerta da Embrapa notificou 172 casos da ferrugem asiática da soja na região de Balsas e após adotar o Vazio Sanitário, os casos caíram para 3 na safra 2007/2008.



“O Vazio Sanitário consiste em impedir a plantação da soja num período de dois meses. A Aged está com 10 fiscais de defesa vegetal nas regionais de Balsas, São João dos Patos, Chapadinha e Barra do Corda para fazer fiscalização. O trabalho conta também com assistentes de defesa agropecuária”, disse o diretor de Defesa e Inspeção Vegetal.



No entanto, Luís Roberto falou que existem alguns casos em que o plantio pode ser realizado. “A Aged emite uma autorização para casos específicos, como a produção de material genético e sementes genéticas, onde a taxa de contaminação não poderá ultrapassar os 3%. Se o produtor não tiver essa autorização, a produção será destruída”, afirmou.



Ainda segundo Luís Roberto, os produtores já perceberam a importância dessa medida e estão colaborando. “Tivemos apenas duas infrações no primeiro ano em que a Aged adotou o Vazio Sanitário, quando destruímos 100 hectares de soja e 36 hectares de feijão, tudo na regional de Balsas. No caso do feijão, a plantação foi destruída por se tratar de uma planta que também é hospedeira da ferrugem asiática da soja e precisa de autorização para o plantio nesse período”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: