Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Agricultor colhe mandioca de 47 quilos no Paraná



Em Loanda (PR), um agricultor ficou surpreso ao colher uma mandioca de 47 quilos de raíz em um único pé. João Antônio Bonetti, que trabalha há mais de 50 anos na lavoura, disse nunca ter visto algo parecido.



Era mais um dia de trabalho na plantão. Ele colhia mandioca para alimentar o gado, foi quando ele se surpreendeu com o tamanho e o peso da raiz. "Olha, pé de mandioca como esse eu nunca tinha visto. Já arranquei um pé de mandioca com 28 quilos, mas nunca com 50 quilos", disse o agricultor.
Para não ter dúvidas, o agricultor quis tirar a prova. Foi preciso um carrinho de mão pra levar a mandioca gigante. Com a ajuda de um técnico agrícola, eles conferem as medidas.



Depois a confirmação, a raiz tem quase 47 quilos. O técnico explica que essa variedade de mandioca, a fécula branca, costuma chegar no máximo a cinco quilos, mas as condições da terra e o tempo que ela ficou no solo podem ter ajudado no crescimento.

Por ser uma planta de 2 anos e meio, está acima do normal. A horta é um lugar onde ela sempre está sendo adubada, então, a mandioca mostrou todo seu potencial produtivo", disse Sérgio César Santos, técnico agrícola.



Mesmo com toda essa mandioca seu João não vai poder comer nem dividir com ninguém. É que ela passou do tempo pra ser consumida. Agora vai virar atração na sede de uma cooperativa da cidade.





Pelo país

A mandioca também é conhecida como macaxeira ou aipim em algumas regiões do país. Segundo a pesquisadora Wania Gonçalves Fukuda, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Mandioca e Fruticultura Tropical, no Nordeste, existe diferença entre mandioca e macaxeira.



A primeira é aquela que tem alto teor do ácido cianídrico e não pode servir como refeição após cozimento. Ela é usada na produção de farinha ou polvilho, porque passa por um processamento e o ácido é disperso. Mas a pesquisadora destaca que, no Sul e Sudeste do país, há uma "generalização" e mandioca é sinônimo de macaxeira e aipim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: