Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Agricultores conhecem culturas viáveis para o nordeste baiano


Produtores de municípios localizados no nordeste da Bahia participam nesta quarta-feira, 27 de agosto, de dia de campo sobre o projeto Tecnologias para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado da Bahia, realizado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em parceira com a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE).
O projeto foi iniciado em 2004 com a implantação de áreas experimentais e unidades demonstrativas de feijão, feijão-de-corda, milho, sorgo, girassol, algodão, mamona e forrageiras. As cultivares estão sendo validadas para as condições edafoclimáticas do nordeste baiano, podendo também ser estendidas para a regiões de Barreiras, Irecê e Vitória da Conquista, principais produtoras de grãos da Bahia. O objetivo desses trabalhos é disponibilizar aos agricultores informações sobre materiais mais produtivos e resistentes à pragas e doenças.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Hélio Wilson de Carvalho, as cultivares validadas na Bahia foram desenvolvidas por diversas Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O dia de campo contará com quatro estações que serão apresentadas por pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Petrobras, EBDA e Secretaria de Estado da Agricultura da Bahia.

Na primeira estação será mostrada a perfomance de cultivares de feijão de diferentes ciclos, coloração de grãos, comportamento em relação à pragas, doenças e potencial de produção. A segunda estação trará as variedades e híbridos de milho com diferentes potenciais de produção, precocidade, resistência à pragas e doenças, acamamentos e tipos de grãos.

Na terceira estação serão mostradas variedades de girassol, mandioca e pinhão-manso, utilizadas em rotação, sucessão ou arranjos produtivos com as lavouras tradicionais de milho e feijão e como fonte de matéria-prima para biocombustíveis. Na última estação, serão apresentadas aos produtores tecnologias simples para a produção, beneficiamento, armazenamento e formação de bancos de sementes pelos agricultores familiares associados, bem como mostrados os materiais de milho, feijão, vigna e girassol, indicados para o plantio na região nordeste da Bahia, que servirão como base de produção dos campos de sementes para o Programa Semeando da SUAF/EBDA.

Está prevista a participação do secretário de Estado da Agricultura da Bahia, Geraldo Simões, além da diretoria da EBDA e da chefe-adjunta de Comunicação e Negócios da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Tereza Cristina de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: