Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Encontro de Apicultores movimenta final de semana no interior

Apicultores de todo o Maranhão vão estar reunidos nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30, para participar de mais uma edição do Encontro Maranhense de Apicultores e da Festa do Mel, eventos que se tornaram tradicionais nos últimos anos, na Região do Alto Turi, onde está concentrada a maior produção de mel do Estado.



Promovido pelas Entidades Apícolas do Maranhão, pelo Sebrae e parceiros e pela Prefeitura Municipal de Governador Nunes Freire, os eventos prometem reunir 350 apicultores maranhenses e potenciais empreendedores, além de instituições que apóiam a apicultura no Estado e fazem parte do Projeto Apis na Região Turi – executado pela Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês.



Na programação do encontro, conhecimentos e informações sobre crédito, pesquisa tecnológica, legislação sanitária e fiscal serão disseminados, assim como ofertadas oficinas e clínicas tecnológicas para melhorar a gestão dos pequenos negócios do segmento. Experiências de sucesso em gestão da cooperação alternativa para agregar valor ao mel também serão explicitadas, por meio de palestras.



Este ano o evento abordará temas relacionados à fruticultura e a meliponicultura com o propósito de estimular o surgimento de novas atividades agrícolas integradas à apicultura no Alto Turi. Concentram a produção do mel nessa região, os municípios de Santa Luzia do Paruá, Junco do Maranhão, Nova Olinda do Maranhão, Maranhãozinho, Governador Nunes Freire, Maracassumé e Boa Vista do Gurupi.



A proposta das Entidades Apícolas do Maranhão é realizar os dois eventos em todos os municípios produtores de mel tipo Apis na Região do Alto Turi. Já sediaram o Encontro de Apicultores e a Festa do Mel os municípios de Santa Luzia do Paruá (2004 e 2005), Nova Olinda do Maranhão (2006) e Maranhãozinho (2007).



Papel do Sebrae – Desde agosto de 2006, o Sebrae executa o Projeto Apis na Região do Alto Turi, por meio da carteira de projetos Geor (Gestão Estratégica Orientada para Resultados). O papel da Instituição é trabalhar na organização da atividade apícola e, principalmente, na capacitação dos apicultores, transferência de conhecimento e tecnologia, organização do setor e articulação e preparação dos apicultores para aquisição de crédito junto às instituições financeiras oficiais.



Exemplo disso é o Centro de Tecnologia Apícola (CTA), que está sendo construído em Santa Luzia do Paruá, com intervenção do Sebrae e parceiros na negociação junto ao BNDES e Fundação Banco do Brasil – financiadores da obra. Hoje, apenas a unidade de capacitação tecnológica está em funcionamento. A construção da área de Comercialização do CTA foi prorrogada para 2009/2010.



“Atualmente, a produção de mel é comercializada a granel (atacado). A intenção no curto prazo é o fracionamento da comercialização com as diversas formas de apresentação do produto ao consumidor final, como saches e potes de 100, 200 e 500 ml. O objetivo é agregar valor o produto”, informa o gestor do Sebrae para o Projeto Apis, Adalberto Fraga Filho, destacando que o CTA pretende viabilizar mercado local, regional e nacional para a produção de mel maranhense.





Programação do encontro



O Encontro Maranhense de Apicultores é reservado para a troca de experiências e disseminação do conhecimento. Portanto, o evento concentra palestras, mesas redondas, debates, clínicas e oficinas tecnológicas, com a participação de palestrantes de instituições e entidades maranhenses e nacionais que apóiam a atividade apícola.



Nesta quinta edição, acontecem, por exemplo, palestras sobre “Cenários e Perspectivas da Apicultura”, com José G. Corrêa da Cunha (CBA) e “Georeferenciamento”, com Ricardo Lustosa; apresentação do Planejamento Estratégico da Apicultura Maranhense 2009-2013; caso de sucesso das Federações Apícolas e mesa redonda “Parcerias Estratégicas da Apicultura Maranhense.



A maior concentração de repasse de conhecimentos está nas oficinas tecnológicas. Nos dois dias do evento os temas trabalhados e os ministrantes serão: Gestão de Apiário/Simulador Gerencial Apícola, por José Bessa – Sebrae-TO; Formação de Preço do Mel, por Albérico de Castro Barros – Sebrae-MA; Meliponicultura, por José Maurício Bezerra e Eleuza Gomes Tenório (Uema); Fruticultura com Foco na Pastagem Apícola, por José Edmar Urano de Carvalho (Embrapa Amazônia Oriental); Boas Práticas de Fabricação Apícola, por Viviane Correa da Silva (Sebrae-MA); Comércio Justo, por Carlos Freitas (Embrapa Meio-Norte); Normas para Instalação de Casa de Extração de Mel, por Antonio José ( Mapa); Importância Econômica das Fruteiras Nativas, por José Edmar Urano de Carvalho (Embrapa Amazônia Oriental-PA) e Exemplo de Cooperativismo da CAMTA, por Ivan Saiki (CAMTA-PA).



Festa do Mel



A finalização do Encontro Maranhense de Apicultores é comemorada com a Festa do Mel, onde é celebrada com o público a produção obtida na safra do ano – que vai de julho a setembro. Na festa, será escolhida a Rainha do Mel 2008, que conta com a participação de candidatas dos municípios de Governador Nunes Freire, Maranhãozinho, Nova Olinda, Maracaçumé, Boa Vista do Gurupi, Junco do Maranhão, Santa Luzia do Paruá e Viana.
Edição: Igor Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: