Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 28 de agosto de 2008


Agricultores do agreste alagoano participam nesta sexta-feira (29), de dia de campo sobre as culturas de abacaxi, feijão, algodão, girassol, mamona e mandioca. O evento será em Igaci (AL). O objetivo do dia de campo é apresentar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no município e envolver os agricultores em algumas avaliações, principalmente com relação aos novos materiais de mandioca, que têm apresentado resultados surpreendentes na região.

O coordenador da Unidade de Execução de Pesquisa (UEP), em Rio Largo (AL) e vinculada à Embrapa Tabuleiros Costeiros, Antonio Dias Santiago, apresentará 24 materiais de mandioca para indústria, que estão sendo comparados com a principal variedade plantada na região que é a Campinas. Os agricultores vão conhecer os resultados de colheitas desses materiais aos 12 e 14 meses.

De acordo com o coordenador, os materiais mais produtivos apresentaram, na primeira colheita, uma média de 28 toneladas por hectare, contra 24t/ha da Campinas. Na colheita realizada aos 14 meses, cinco materiais produziram entre 42 a 47 t/ha, enquanto que a variedade tradicional na região chegou a 37t/ha. “Podemos verificar que, se nos próximos anos essas variedades tiverem comportamento semelhantes, os produtores familiares da região poderão aumentar sua renda apenas mudando a variedade de mandioca, sem a necessidade de novos investimentos”, explica o pesquisador.

As outras culturas serão apresentadas pelos pesquisadores da Secretaria de Agricultura de Alagoas e os resultados da mamona serão expostos pelo pesquisador da UEP/Rio Largo Paulo Albuquerque. O dia de campo está sendo promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura de Alagoas, pela Secretaria de Agricultura de Igaci e pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, por meio da sua Unidade de Execução de Pesquisa (UEP/Alagoas) - Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: