Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Agricultura - Bahia terá 140 unidades de produção agroecológica


A agricultura familiar no interior do estado será fortalecida com a implantação de 140 unidades de produção agroecológica sustentável. A ação vai ser viabilizada por meio de um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), aprovado em seleção pública do governo federal, de onde virá a maior parte dos recursos financeiros. O investimento previsto é de R$ 834 mil, valor que inclui contrapartida do estado.

Os municípios contemplados integram os Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local de Brumado e Jiquiriçá. Os Consads são associações formadas por representantes do poder público e da sociedade civil. Juntos, eles agrupam 31 municípios, abrangendo aproximadamente 730 mil habitantes.

Nas unidades de produção, os agricultores vão trabalhar com a técnica da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), onde há o aproveitamento dos espaços para atividades de policultura (cultura de vários tipos de produtos agrícolas). A tecnologia estimula o processo produtivo sem o uso de agrotóxicos.

O projeto também vai possibilitar a formação de 20 agentes locais e 140 pequenos produtores, que participarão de capacitação sobre agricultura familiar e agroecologia. Os beneficiários deverão multiplicar o conhecimento adquirido com as famílias vizinhas.

O secretário Valmir Assunção explicou que a iniciativa pretende promover a segurança alimentar e o aumento da renda das famílias em situação de vulnerabilidade social. “Chegamos a assinar um protocolo de intenções com os Consads na intenção de executar ações conjuntas que levem o desenvolvimento aos municípios”,afirmou.

A gestão do projeto ficará a cargo de um comitê composto pela equipe técnica da Sedes, representantes dos Consads e membros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/Ba).

Comercialização

Na Bahia, entre as ações de segurança alimentar e geração de renda a serem desenvolvidas nos próximos meses também está o incentivo à comercialização de produtos da agricultura. Com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os municípios de Barra da Estiva, Bom Jesus da Lapa, Mansidão e Muquém de São Francisco, receberão R$ 100 mil, cada um, para investimento na implantação e modernização de feiras livres, mercados populares e apoio a pequenos agricultores familiares de áreas urbanas.

“Esse dinheiro poderá ser aplicado no financiamento de barracas, compras de balanças e outros equipamentos e também na assistência técnica às famílias que vão comercializar os produtos”, explicou o coordenador geral de Apoio à Agricultura Urbana do MDS, João Augusto de Freitas.

Segundo o coordenador, que se reuniu, nesta quarta-feira (27), com os responsáveis pela implantação dos projetos, a previsão do governo federal é que a assinatura dos convênios com os municípios contemplados aconteça no mês de novembro.

A intenção é dinamizar as feiras livres e mercados, estimulando a diversificação da comercialização e promovendo o incremento na renda das famílias. A medida também vai permitir aos consumidores, comprar alimentos a preços populares.


Fonte: AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: