Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Agricultura fará campanha educativa para exames no rebanho do Estado

A Superintendência Federal da Agricultura do RN vai realizar uma campanha educativa junto aos criadores de equinos, muares e asininos, para conscientizá-los para a necessidade de realizar exames no rebanho do Estado, pelo fato de que nos seis anos vem ocorrendo casos de doenças como a Anemia Infecciosa Eqüina (AIE), que não é transmitida ao homem, e do Mormo, essa sim, transmissível e letal para o ser humano. Todos os animais acometidos dessas doenças têm de ser sacrificados, porque não têm cura nem tratamento.

Levantamento feito pela SPA entre 2002 e julho deste ano, constatou a ocorrência de 70 focos da AIE em 33 municípios, com a incidência de 112 casos da doença. Quanto ao Mormo, o número de casos chegou a 53 em 18 municípios, onde ocorreram 34 focos da enfermidade, que é transmitida por bactéria.

O superintendente da Agricultura José Teixeira de Souza Júnior disse que essa campanha será feita atendendo apelo dos próprios criadores, sob a alegação de que não foram informados há tempo para a intensificação do trabalho de fiscalização que será executado pelo Idiarn, embora admitindo que “isso não justifica, porque a lei existe desde 2001”.

Teixeira Júnior disse que anteontem houve uma reunião com os criadores e proprietários de parques de vaquejada e promotores de eventos, que chamaram a atenção para os prejuízos econômicos e o desemprego, caso fosse intensificada agora a fiscalização dos equinos. “Vamos realizar a campanha educativa dentro de um prazo mínimo possível, depois disso, será feita a inspeção sanitária”, avisou ele.

Segundo Teixeira, o Ministério Público Estadual (MPE) será convidado a participar dessa campanha, inclusive para elaborar um termo de ajustamento de conduta para que os criadores façam os exames regulares dos animais, pois sem o atestado negativo de doenças, os animais não poderão circular internamente no Rio Grande do Norte. “A fiscalização para o trânsito interestadual já existia”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: