Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Agropecuária - Gado confinado não segura demanda de consumo


Diante de um cenário de alta nos preços do gado magro, no valor da saca de milho e de sub-produtos usados na terminação de gado em confinamento, o produtor que confina mostra que vai modificar o seu perfil de trabalho este ano no Brasil e assim dos cinco meses que restam deste segundo semestre, os frigoríficos brasileiros tem menos de 30 dias destes estoques para controlar demanda ao longo de todo este intervalo.

Apesar dos valores pagos montrarem tendência de valores superiores a R$ 110,00 nesta entressafra, de acordo com especialistas de mercado este cenário de alta nos custos deve gerar mesmo uma mudança no comportamento de oferta de gado gordo neste segundo semestre podendo gerar na saída dos confinamentos animais mais leves e em menor volume devido as dificuldades de se conseguir animais para confinamento.

Oficialmente o Brasil precisa de algo em torno de 4 milhões de cabeças/mês para suprir suas necessidades de demanda e hoje para os mais otimistas se confina apenas 3 milhões de cabeças ao ano alerta a equipe de pecuária de corte da Rural Business.

Neste cenário o mercado está longe de conseguir controlar sua demanda com gado confinado na entressafra brasileira uma vez que menos de 7% do total de bovinos abatidos anualmente (aproximadamente 44 milhões) são terminados em confinamento.
Um percentual muito abaixo para a forte necessidade atual de demanda do mercado interno e externo.

Estimativa de produção dos confinadores associados à Assocon (Associação Nacional dos Confinadores) na safra 2008 já revelou estar em linha com a previsão da equipe de pecuária de corte da Rural Business que desde o início do primeiro semestre já previa diminuição na previsão de intenção de confinamento e ainda animais mais leves devido aos custos de produção

De acordo com dados da III pesquisa de intenção de confinamento realizada pela entidade, que ouviu desta vez 47
associados, entre os dias 21 e 29 de julho, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O levantamento revelou ainda que do total de animais estimados para a safra de 2008, 14% ainda não foram comprados -algo em torno de 82 mil animais o que poderá representar uma redução ainda maior sobre intenção de confinamento para este ano alerta a entidade.

A pesquisa mostrou ainda que MT, MS e GO, são os estados com maior déficit para cumprimento da meta de 2008 estabelecida pelos associados. (Fonte: Rural Business)


Fonte: Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: