Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Alta do preço do boi influencia pesquisa agropecuária


O aumento de preços da arroba do boi, registrado nos últimos meses, vai influenciar diretamente as pesquisas agropecuárias, de acordo com informações de Urbano Gomes Pinto de Abreu, pesquisador da Embrapa Pantanal Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ele afirma que a oscilação de preços no mercado influencia a pesquisa agropecuária de várias formas. “O aumento do preço cria até um clima melhor depois de tantos anos com uma retratação de preços e dificuldades, a alta do preço viabiliza tecnologias mais sofisticadas e mais caras para o setor, o produtor sente que vale a pena investir”, explicou ao Corumbá On Line.

Urbano Gomes ainda lembrou que existe a questão da sobreposição de áreas. “A competição por áreas para a produção de etanol e biodiesel está tirando a pecuária de lugares tradicionais e avançando fronteiras. É o caso da pressão da pecuária sobre a pré-Amazônia e a Amazônia. Há demanda para pesquisas que indiquem como minimizar os impactos naquelas regiões”.

Só neste ano, o preço médio de um boi magro, acima de 36 meses, passou de R$ 654,46 (janeiro) para R$ 1.215,38 (junho) nos leilões LV, da fazenda Novo Horizonte, no Pantanal.

Segundo o pesquisador quatro fatores explicam a alta de preços da arroba, o primeiro é a exportação de carne, que está em alta. O segundo motivo é a redução do número de rezes de maneira geral no Brasil nos últimos anos. O terceiro fator que contribuiu para a alta de preços foi o crescimento do consumo de carne e o quarto fator que contribui para a alta de preços é o aumento do custo de produção.


O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) monitora os preços do boi por meio de um convênio com a CNA (Confederação Nacional da Agricultura). A Embrapa utiliza essas informações pelo projeto Avisar, que reúne uma equipe de mais de cem pesquisadores, de diversas instituições, para quantificar os efeitos ambientais, sociais e econômicos dos diferentes sistemas de produção de bovinos de corte na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal. O projeto vai subsidiar políticas públicas voltadas a uma produção sustentável e mais equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: