Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Seagro e Ufma discutem protocolo de intenções para piscicultura

Representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seagro) e da Escola Agrotécnica Federal de Alegre/ES apresentaram, na manhã desta sexta-feira (01), na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), uma proposta de trabalho conjunto na área da piscicultura.



Esse encontro foi motivado pela assinatura de um protocolo de intenções com o Governo do Estado no final de julho, para a implantação, na Baixada Ocidental Maranhense, do Pólo de Extensão da Escola Agrotécnica Federal de Alegre.



São parceiros nesta iniciativa a Secretaria Estadual de Agricultura, a Escola Agrotécnica Federal de São Luís, o Comitê Nacional de Pesca da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Novas parcerias devem ser firmadas para a elaboração e execução das atividades do Pólo.



De acordo com o secretário adjunto da Seagro, Cristóvão Fernão Ferreira, as universidades são parceiras importantes para o fomento das atividades, especialmente na pesquisa e na extensão. “O Sistema Estadual da Agricultura está retomando um diálogo com setores que foram esquecidos ou extintos nos governos anteriores e, ao mesmo tempo, apoiando uma iniciativa na área de aqüicultura”, ressaltou.



Segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Ufma, Fernando Carvalho, este encontro com representantes da Seagro é fundamental para a consolidação de ações relacionadas à melhoria de vida da população do Estado, realizada com responsabilidade social e gestão compartilhada.

A superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural da Seagro, Maria do Amparo Melo, apresentou na reunião algumas ações que já estão sendo desenvolvidas pelas instituições que formam o Sistema Estadual da Agricultura em diversas regiões do Estado, e enfatizou que a parceria entre o Governo do Estado e a Ufma poderá se estender por todo o Maranhão.



Para o chefe do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Ufma, professor doutor Marco Valério Cutrim, a Universidade Federal do Maranhão, em seus diversos departamentos, possui muitas contribuições para o sucesso de um projeto de piscicultura na região da Baixada Ocidental. “Temos um grande material com pesquisas realizadas na região, que pode ser usado para dar embasamento à execução das atividades”, afirmou.



O coordenador do curso de Aqüicultura da Escola Agrotécnica Federal de Alegre, Weverson Scarpini Almagro, apresentou as ações desenvolvidas e algumas experiências. “A Escola Federal de Alegre é referência nacional na criação da tilápia e do camarão da Malásia, e nós detemos a experiência de toda a cadeia de produção. Podemos contribuir para a elaboração desse projeto agregando conhecimentos aos que a Ufma já possui, para realizar um trabalho de pesquisa e extensão na região da Baixada Ocidental maranhense”, afirmou.



O pró-reitor de extensão da Ufma, Antônio Luiz Amaral, disse que a parceria da universidade com o governo é uma forma de atender as demandas que o Estado possui, ao mesmo tempo em que viabiliza uma parceria e gera uma agenda conjunta. “Os diversos parceiros desse projeto possuem objetivos comuns, que serão alinhados para dar consistência às atividades, além de inserir outros agentes sociais, como os trabalhadores rurais, as escolas e as lideranças locais, entre outros”, finalizou o pró-reitor
Edição: Igor Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: