Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Auditoria do Mapa vai reavaliar Sanidade Avícola do Estado

(Campo Grande – MS) Auditores federais e estaduais estarão visitando Unidades locais, Regionais e Postos de Fiscalização da IAGRO, no período de 04 a 08 de agosto, para reavaliar o Serviço de Defesa Agropecuária, com ênfase na área de Sanidade Avícola. Em função das melhorias implantadas, o Estado solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), uma nova auditoria, com o objetivo de reavaliar a nota de classificação para exportação. Na avaliação anterior os auditores do Mapa enquadraram o Mato Grosso do Sul no conceito “c”, devido algumas “não conformidades” encontradas. Agora será feita uma nova avaliação das ações executadas para ver se as recomendações anteriores foram atendidas. Mato Grosso do Sul e mais 10 estados brasileiros receberam do Mapa no ano passado o conceito “C” em defesa sanitária avícola, principalmente nas ações contra a gripe aviária e a doença de new castle. Santa Catarina foi o único Estado a receber o conceito “B” e nenhum Estado recebeu até então o conceito “A”.

A avicultura é uma atividade de extrema importância para a economia de Mato Grosso do Sul, por isso as ações de Defesa Sanitária Avícola estão sendo ampliadas e melhoradas, prova disso é que o Estado implantou com sucesso a emissão da Guia de Transporte Animal (GTA) eletrônica e o controle de trânsito e cadastro para habilitados.

Os trabalhos de auditagem serão realizados pelos Fiscais Federais Agropecuários, Gabriel Sanches e Ana Margareth Azambuja, do Ministério da Agricultura (Mapa), Priscila Ferraz e Graciela Pezzerico da SFA/MS e André Felipe Ferreira, da IAGRO. O objetivo da reavaliação é melhorar a nota do “conceito” e das ações de execução e gestão da Sanidade Avícola em Mato Grosso do Sul. O fato de o Estado estar classificado no nível intermediário, “conceito c”, não prejudica os negócios com o mercado internacional, uma vez que a SFA/MS e a IAGRO não registraram até o momento focos de doenças no Estado.

O Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Orlando Baez, afirmou que a intenção do Ministério da Agricultura é usar a classificação como referencial para as exportações. A expectativa, segundo ele, é de que após a conclusão das auditorias a nota de classificação de Mato Grosso do Sul suba, em função das melhorias implantadas. Baez está otimista quanto à reavaliação, apesar de que a IAGRO continua se dedicando com mais vigor as ações sanitárias voltadas para a pecuária bovina, por conta da febre aftosa.

Implicações da classificação

A classificação serve para o Mapa respaldar o trânsito de aves no País. Os estados que obtiverem a classificação “conceito A” serão reconhecidos como áreas onde o Serviço de Sanidade Avícola é mais eficiente. Os produtos avícolas originários dos Estados com essa classificação “A” terão livre circulação em todo o País. Já os Estados enquadrados no “conceito B”, que ainda necessitam de auxílio Oficial do Ministério na condução das ações sanitárias, somente poderão comercializar seus produtos para regiões com classificação equivalente ou inferior. Os de nível “C”, como é o caso de Mato Grosso do Sul, necessitam da coordenação do Mapa na condução de alguns procedimentos sanitários e também só poderá comercializar seus produtos, para Estados com classificação equivalente ou inferior. Já os de nível “D” necessitam de estruturação e do desenvolvimento de ações pontuais para realização da vigilância às doenças das aves. Assim como o C somente poderão direcionar seus produtos para Estados com classificação equivalente.


Fonte: SEDESA - SFA/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: