Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Brasil terá forte participação nos próximos 8 dias na Expo Zaragoza 2008

Entre os dias 6 e 13 de agosto, o Brasil será o país de destaque nos debates técnicos na Expo Zaragoza 2008. Ontem, o Ministério da Educação do Brasil, iniciou o evento Brasil 2010 - Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente "Vamos cuidar do planeta", organizada no âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, iniciativa das Nações Unidas coordenada pela UNESCO.

As apresentações serão no pavilhão da ONU, até o dia 7 de agosto. O objetivo é apresentar a proposta brasileira de desenvolver a Conferência, que visa envolver os jovens nas ações de conscientização ambiental.

Na segunda semana de agosto, será apresentada a Semana do Brasil. Entre os dias 11 e 13 de agosto, a “Tribuna da Água” que consiste em um conjunto de debates técnicos, organizados em semanas temáticas, onde são apresentadas as práticas exitosas na área da gestão de recursos hídricos no mundo, receberá 40 representantes de diversos órgãos brasileiros.

No dia 12 de agosto o Chefe do SEPDAG/SFA/DT/MS, o Fiscal Federal Agropecuário Celso de Souza Martins apresentará o Projeto Navega Pantanal realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Fundação Manoel de Barros (FMB), em parceria com ANHANGUERA/UNIDERP).

O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), aproveitará para comemorar o seu centenário na EXPO 2008. Para o diretor Nacional de Recursos Hídricos e comissário do Brasil na Expo 2008, João Bosco Senra, a participação brasileira, que só é menor que a espanhola, mostra o comprometimento do governo brasileiro com os recursos hídricos, além de abrir portas para novas parcerias e cooperações. "Estamos satisfeitos em poder mostrar a todos como o país, que mais concentra água no seu território, está trabalhando para fazer a sua parte nos avanços da governança desses recursos".

O primeiro final de semana de agosto foi movimentado no estande do Brasil. No sábado (2) 6.698 pessoas conheceram o estande brasileiro e no domingo (3), foram 5.864 visitantes.

Navega Pantanal
O Projeto Navega Pantanal visa a oportunizar a inclusão digital às comunidades remotas do Pantanal, transferindo tecnologia de produção e organização por meio de capacitação e mecanismos de discussão.

Em 2007 e 2008 foram instaladas 25 bases informatizadas com sinal via satélite nessa região, possibilitando à comunidade local o acesso à Internet. O Projeto disponibiliza cartilhas eletrônicas, vídeos didáticos e aulas interativas, que são ministradas nos estúdios da UNIDERP Interativa em Campo Grande, MS, e transmitidas via satélite para as bases.

As aulas são desenvolvidas por meio de módulos referentes aos eixos temáticos "Práticas agropecuárias", "Inclusão digital", "Fortalecimento de práticas pedagógicas", "Empreendedorismo e administração" e "Melhoria da qualidade de vida". As dúvidas sobre os módulos apresentados são esclarecidas em tempo real por meio de chat. Cada base possui um professor capacitado para realizar o atendimento local.

Os realizadores do Projeto criaram o portal www.navegapantanal.fmb.org.br como ferramenta de apoio para as aulas. Os participantes acompanham o calendário de aulas, enviam recados, lêem notícias, baixam arquivos sobre os temas abordados e acompanham os acontecimentos importantes por meio das galerias de fotos. Na galeria de vídeos, os visitantes podem assistir a depoimentos de professores, alunos e proprietários rurais, que revelam os benefícios proporcionados pelo Projeto em suas vidas. Qualquer pessoa que visitar o portal pode se cadastrar e ter acesso à área restrita para conhecer melhor o funcionamento das ações desenvolvidas.

No último ano, cerca de 6 mil pessoas foram beneficiadas por meio de aulas interativas, capacitações presenciais, palestras e solução de problemas. A meta inicial era de prestar 3,5 mil atendimentos.

Também são parceiros do Projeto, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pantanal, Parque Regional do Pantanal, Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), Secretaria Estadual de Educação, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS) e prefeituras de Aquidauana, Corguinho, Corumbá, Miranda, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: