Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

domingo, 24 de agosto de 2008

Clima da região dificulta desenvolvimento de doenças

Uma das vantagens do plantio de banana na Chapada do Apodi diz respeito á fitossanidade. O clima da região dificulta o desenvolvimento de doenças. Deste modo, estão sendo trocadas áreas infestadas pelo mal-do-Panamá e pela Sigatoka Negra, que causam perdas de 30% a 40% na colheita, por áreas livres desses males.

Com a implantação da Banesa, o Ceará se lançou no mercado internacional com o status de segundo maior exportador do Nordeste e terceiro do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina. Em 2007, o Estado exportou US$ 3,9 milhões, o equivalente a 11,3 mil quilos.

Os 300 hectares em produção na Banesa são irrigados por microasperção. A água é captada no Distrito de Irrigação Jaguaribe-Apodi (Dija) e distribuída via canal, sendo armazenada em um reservatório na fazenda. A unidade possui 400 trabalhadores rurais e pelo menos 45 supervisores de campo.

´Em toda essa extensão, só temos um trator. Toda a tração é feira por jumentos´, afirma Bernardo Ehle. Ele explica também que. No Brasil, o sistema de transporte da banana por cabo aéreo é usado há cerca de 12 anos. Na América Central, há mais de 60 anos os grandes produtores usam esse sistema. ´O Equador é o maior exportados de banana atualmente´, acrescenta o agrônomo.

A banana, conforme lembra, é a principal e mais popular fruta do planeta. É a primeira em volume comercializado e segunda em valor. (SC)

FIQUE POR DENTRO
Redução de barreira tarifária atrai

Empresas multinacionais, como a Del Monte (capital árabe, com sede nos EUA), a americana Dole e a irlandesa Fyffes, mobilizaram-se para ampliar os investimentos no Brasil, estimuladas pela redução da barreira tarifária imposta pela União Européia até 2005. Em janeiro de 2006, a União Européia adotou um novo regime de importação para o setor de bananas, em que se fixou uma tarifa única (de 176 euros) com base no princípio comercial de Nações Mais Favorecidas, substituindo a tarifa de 680 euros que incidia sobre as exportações que ultrapassassem a quota de 2,2 milhões de toneladas. Também fixou quota anual de importação de 775 mil toneladas de bananas dos países do ACP (basicamente ex-colônias européias) livre de tarifas aduaneiras. (SC)

--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: