Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Comitê Gestor dará suporte a pequenos produtores de Mato Grosso

Foi instalado oficialmente quinta-feira (07), em Cuiabá, o Comitê Gestor Multifuncional de Agroindústria, que servirá como um facilitador para os pequenos produtores, agilizando o processo de produção, comercialização e de legalização dos projetos futuros. A intenção do comitê é promover a análise de critérios e requisitos para enquadramento dos produtos de origem animal e vegetal da agricultura familiar, estabelecendo regras para o cumprimento dos objetivos a que se propõe.

A decisão consta na Portaria Conjunta nº 001/2008, publicada no último dia 07, no Diário Oficial do Estado, onde fica estabelecido que os processos analisados pelo comitê gestor, que forem aprovados, serão remetidos ao Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) quando se tratar de produtos de origem animal, e para a Secretaria de Estado de Saúde (SES) quando se tratar de produtos de origem vegetal, para a emissão de certificação.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM e coordenador do MT Regional, José Aparecido dos Santos, Cidinho, destacou a importância da iniciativa. "O trabalho do comitê vai representar um grande incentivo para os produtores, que muitas vezes necessitam de incentivos para fomentar a produção e viabilizar a sua comercialização", salientou.

De acordo com secretário de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso, Neldo Egon Weirich, o comitê tem como objetivo simplificar o processo de produção, sem que o produto perca a qualidade. "Sabemos quanto é difícil para o pequeno produtor implantar laticínios ou agregar valor a sua produção devido às exigências necessárias para a regularização. Com o comitê os produtos que serão oferecidos no mercado serão validados, refletindo positivamente na economia do Estado", explicou Neldo Egon.

Para o superintendente de Programas Especiais da Seder, Paulo Bilégo, a criação do Comitê é um marco histórico para o Estado, uma vez que o projeto está voltado aos pequenos produtores. "O nosso Estado é o segundo maior do país quando se trata de famílias assentadas, ou seja, há um grande número de pequenos produtores que vão ser beneficiados. Estamos levando viabilidade econômica para as famílias que estão no campo", afirmou Bilégo.

Fazem parte do Comitê Multifuncional representantes do MT Regional, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Secretaria de Fazenda (Sefaz), Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Saúde (SES), Conselho Regional de Medicina Veterinária, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e o Indea. As reuniões do comitê serão mensais e o mandato de seus titulares e suplentes é de dois anos.

Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: