Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Curso internacional aborda controle de doenças em suínos

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), realizam em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o “Curso Internacional de Emergência Sanitária em Peste Suína Clássica, Doenças Hemorrágicas em Suínos e Outras Doenças de Controle Oficial”. O curso tem como objetivo atualizar conhecimentos, normatizar e padronizar as ações de vigilância sanitária e contingência em doenças dos suínos.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, o superintendente federal do Mapa, Francisco de Moraes Costa e o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Décio Coutinho, abriram oficialmente o curso nesta segunda-feira (04), no Hotel Fazenda Mato Grosso. As aulas tiveram início no domingo (03) e o encerramento será no dia 18, em Lucas do Rio Verde.

O secretário Neldo Egon, enfatizou a necessidade de investir na qualificação para o desenvolvimento da suinocultura. "Essa transferência de informações é fundamental para obtermos sucesso na produção e com certeza estaremos recebendo resultados positivos para a situação sanitária", afirmou Neldo Egon. O secretário agradeceu ainda aos participantes de vários Estados do Brasil e Bolívia pela escolha da qualificação feita no Mato Grosso.

Neldo enfatizou ainda que no decorrer deste curso as cidades a serem visitadas são pólos de desenvolvimento da suinocultura e destacou a inserção de Mato Grosso no Cone-Sul. “A importância econômica do Estado na atividade da suinocultura é também responsabilidade de cada um de vocês que atuam diretamente com a produção de qualidade e o Indea-MT é referência nacional para todos“ finalizou.

O superintendente federal do Ministério da Agricultura, Francisco Costa, destacou que a parceria feita para realização desse curso com a Seder e o Indea -MT, foi fundamental na elaboração do programa do curso por estarem previstos todos os aspectos de relevância para que os médicos veterinários participantes sejam capazes de atuarem com eficiência e eficácia.

“A capacitação desses profissionais vem facilitar a geração de emprego e renda de forma abrangente a todos os profissionais responsáveis por esse segmento importante da economia de nosso Estado“ completou.

Décio Coutinho, presidente do Indea MT, cumprimentou os organizadores e os participantes e disse ainda que a realização desse curso internacional, vai preparar os mesmos de forma efetiva para atuar em qualquer tipo de emergência.


Autor: Silvana Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: