Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Defesa treina agrônomos para combate ao greening

(Agrícola) - A Secretaria de Estado da Educação iniciou ontem, o período de matrícula antecipada para o Ensino Fundamental (CDA) vai realizar, nesta quinta e sexta-feira o treinamento de 35 dos mais de 70 engenheiros agrônomos contratados no concurso mais recente realizado por ela, para atuarem na campanha de erradicação do greening, doença que hoje afeta 188 municípios paulistas. O treinamento dos demais agrônomos será em setembro.

A parte teórica será no dia 28, em Cordeirópolis, no Centro de Citricultura da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios do Instituto Agronômico da Pasta (Centro Apta Citros "Sylvio Moreira"/IAC/Apta/SAA), com início às 9 horas. Epidemiologia, sintomas, controle, diagnóstico, procedimentos e legislação estarão entre os temas em pauta. No dia 29 será realizada a parte prática, abrangendo a presença da praga no campo e procedimentos de inspeção e fiscalização. O grupo sairá do Escritório de Defesa Agropecuária de Araraquara - que fica na rua 13 de Maio, 1.352, Vila Xavier - às 8 horas, com destino a propriedades de citros.

São Paulo é o principal produtor nacional de laranja, com 691,26 mil hectares e produção de 368,2 milhões de caixas de 40,8 quilos, em 2007. É o terceiro produto no valor da produção paulista, perde para cana e carne bovina. Gera 400 mil empregos e as exportações de suco da fruta totalizaram US$ 2,35 bilhões no ano passado.

AÇÕES DA SECRETARIA - O Estado tem executado uma série de ações de combate ao greening, como a admissão de 356 novos profissionais para a CDA, que vão reforçar os trabalhos de prevenção à doença. Também está para começar a ser veiculada uma campanha de mídia para conscientização do produtor sobre o seu papel no combate à doença.

Seminários ocorrerão em dez regionais da Secretaria, principalmente para esclarecimento sobre a legislação que rege o assunto e a identificação e controle da doença. Está prevista, ainda, a realização de cursos dirigidos aos produtores, envolvendo sempre órgãos públicos e privados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: