Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Embrapa apresenta oportunidades para o agronegócio no Inova 2008

Estimular iniciativas inovadoras e disponibilizar tecnologias voltadas para o desenvolvimento tecnológico da Região Nordeste. Esses são os principais focos do Inova 2008 - IV Seminário de Gestão da Inovação Tecnológica do Nordeste, que acontece de 6 a 8 de agosto, no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza (CE).

Durante o evento, os expositores vão apresentar iniciativas que podem ser transformadas em negócios. A Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), vai mostrar diversas tecnologias direcionadas para o agronegócio e que estão inseridas no Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia (Proeta).

O programa – que é parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) - tem o objetivo de incentivar a criação de micros, pequenas e médias empresas que queiram utilizar tecnologias geradas ou adaptadas pela Embrapa, a partir do processo de incubação.

TECNOLOGIAS

Uma das tecnologias que será apresentada no evento é a utilização do carotenóide do caju como pigmento. O produto está sendo desenvolvido pela empresa cearense Sabor Tropical. Conforme explica o pesquisador Antonio Fernando Pinto de Abreu, o caju contém carotenóides e compostos fenólicos, sendo que muitos desses compostos permanecem no bagaço após a extração do suco. A Embrapa Agroindústria Tropical desenvolveu um processo, livre de solventes orgânicos, para a obtenção e a concentração de um extrato que contém esses compostos.

"Existe uma tendência para o uso de corantes naturais. Os carotenóides são uma classe de compostos que já são amplamente utilizados para esse fim", explica Abreu. Outra tendência mundial é a dos alimentos funcionais, que na sua maioria, contêm carotenóides e fenólicos, que contribuem para a atividade antioxidante. Já é possível encontrar alimentos com alegações funcionais, com adição ou não de compostos antioxidantes. O extrato à base de caju pode ser um ingrediente para produtos especiais, que queiram aumentar sua atividade antioxidante.

Durante o Inova 2008, também será apresentada a utilização da micropropagação de plantas em biorreatores. A micropropagação tem sido amplamente utilizada para a produção de mudas em larga escala, em especial para culturas, como a bananeira e a cana-de-açúcar, cuja expressiva produção e exportação requerem material propagativo de identidade genética garantida e de alta qualidade. As mudas produzidas em laboratório apresentam várias vantagens, tais como: alta qualidade fitossanitária, isto é, estão livres de pragas e de doenças; grande uniformidade; maior sobrevivência no campo; desenvolvimento mais rápido nos estádios iniciais; maior vigor; maior facilidade de transporte e nos tratos culturais; precocidade; florescimento antecipado; permite a programação das colheitas e maior produtividade. Apesar de todas essas vantagens, a muda micropropagada apresenta como principal entrave o custo final da muda.

As mudas produzidas em laboratório, atualmente, são obtidas pelos métodos convencionais de micropropagação, nos quais a mão-de-obra representa aproximadamente de 60 a 70% do custo final da muda. Sendo assim, a produção de mudas em biorreatores apresenta-se como uma inovação viável para a redução destes custos. As principais razões da redução de custo com o uso de biorreator devem-se ao uso de meio líquido, menor número de frascos e mão-de-obra.

Outras tecnologias e serviços que também estarão à disposição dos empreendedores são: projetos de crédito de carbono a partir do reflorestamento de áreas degradadas; consultoria de certificação para produtos agropecuários, beneficiamento da casca de coco verde e tecnologia de processamento da carne ovinocaprina, desenvolvida pela Embrapa Caprinos (Sobral/CE).

FONTE

Embrapa Agroindústria Tropical
Teresa Ferreira - Jornalista
Telefone: (85) 3391-7117

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: