Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Embrapa realiza Dia de Campo em Itabela

ITABELA - Produtores e técnicos dos municípios de Eunápolis, Itabela, Porto Seguro, Belmonte e Santa Cruz Cabrália, localizados no Extremo Sul da Bahia, vão ter a oportunidade de participar, nesta terça-feira (12), de um dia de campo sobre monitoramento de pragas e doenças do mamoeiro.

O evento será realizado na Fazenda Palmares, em Itabela, pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e promovido em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sindicato de Produtores Rurais de Itabela.

O dia de campo é uma das atividades do projeto de Produção Integrada de Mamão no Extremo Sul, coordenada pelo pesquisador Jailson Lopes Cruz, da Embrapa. A Bahia é responsável por 46% da produção nacional e a cultura do mamão é uma das principais atividades da fruticultura baiana, gerando em torno de 30 mil empregos.

Produção Integrada

A Produção Integrada (PI) é um conjunto de agronômicas que assegura a qualidade e produtividade da cultura, priorizando princípios baseados na sustentabilidade, aplicação de recursos naturais e regulação para substituição de insumos poluentes, utilizando-se instrumentos adequados de monitoramento do processo e rastreabilidade de toda cadeia, desde as áreas de cultivo até a mesa do consumidor.

Os produtos são certificados por empresas que realizam auditorias nas propriedades que aderem ao sistema. O selo tem a chancela oficial do Mapa e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Programação

O evento começa às 8h e prossegue até as 13h. A primeira palestra será ministrada por Jailson L. Cruz, que vai apresentar o projeto que teve início em 2003 no Extremo Sul baiano.

Diante da importânica do manejo integrado de pragas e doenças para o sucesso da PI, os pesquisadores Hermes Peixoto Santos Filho, Nilton Fritzons Sanches e Antonio Alberto Rocha Oliveira, todos da Embrapa, fazem uma apresentação teórica dos procedimentos de monitoramento. “É necessário o conhecimento das pragas e doenças existentes na região e seus inimigos naturais, quantificando-se o nível de dano por meio de inspeções periódicas com amostragem mínima”, explica Jailson.

A determinação do nível de controle e do momento mais adequado para o seu início levam a um menor número de aplicações de produtos químicos, o que significa menos riscos para o meio ambiente e para a saúde do consumidor. Em seguida, a aplicação prática do monitoramento no campo será feita pela equipe de técnicos da EBDA, Adab e da própria fazenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: