Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Estudantes do cone-sul devem atuar como vigilantes do status de área livre de aftosa

“Vamos conquistar mais saúde”. A mensagem é dos personagens da cartilha do projeto “Sanidade Sem Fronteiras” que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de MS (SENAR-AR/MS) levará a oito mil estudantes nas escolas de Iguatemi, Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí e Japorã, cidades atingidas pela febre aftosa em MS. Nas páginas coloridas da publicação, a família e os animais da fazenda ensinam às crianças e jovens os cuidados básicos com a saúde humana e animal.

A gestora técnica do SENAR-AR/MS, Patrícia Cerqueira Caldas, acredita que as crianças que já estão sendo envolvidos nas atividades rotineiras das propriedades rurais poderão se tornar “vigilantes dos status de área livre” – em referência à liberação do Estado como área livre de aftosa pela Organização Internacional de Epizotias (OIE) – repassando aos pais as lições aprendidas em sala de aula.

A ação em 39 escolas públicas e privadas da região cone-sul reforça o objetivo do SENAR-AR/MS em tornar a prevenção e educação preocupações diárias da população de áreas rurais. Os estudantes devem receber os materiais com informações sobre higiene, como a importância de escovar os dentes regularmente, e dicas para manter a! mente s audável. “Sente-se na rede e aprecie a paisagem”, sugere um dos personagens de chapéu e botas como atividade para o fim de semana. O combate e prevenção dos males dos animais – o carbúnculo, por exemplo – estão na publicação.

“A pecuária é a principal atividade econômica nesses municípios”, explica a gestora técnica do SENAR-AR/MS, “por isso, as ações para garantir a sanidade do rebanho devem ser compromisso de todos. Caso contrário podemos viver a situação que colocou em vulnerabilidade as economias locais”, conclui.

O tema “sanidade” será transversal, ou seja, abordado por várias disciplinas do currículo escolar, como ciências, língua portuguesa e até mesmo matemática. “Tornando o tema didaticamente agradável, as pessoas vão encarar a importância da sanidade de outra forma”, afirma Patrícia.

O “Sanidade Sem Fronteiras” é desenvolvido pelo SENAR-AR/MS, Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O programa tem como parceiros o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Turismo (SEPROTUR), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: