Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Secretários antecipam pauta de Fórum de Governadores em Cuiabá

focos da 2ª Reunião do Fórum de Governadores da Amazônia, que acontece nesta sexta-feira, 8, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá (MT). Em encontro realizado nesta quinta-feira, na capital matogrossense, os secretários de Planejamento dos nove estados da Amazônia Legal prepararam cartas com propostas estruturantes que serão debatidas pelos governadores.

Dentre os destaques, estão o PAF – Programa de Ajuste Fiscal para os estados do Tocantins e Amapá, a operacionalização do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, em saneamento básico e habitação, além do fortalecimento da Sudam - Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia e do Basa - Banco da Amazônia.

O secretário de Planejamento do governo do Tocantins, José Augusto Pires de Paula, participou da elaboração das propostas e ressaltou a importância do fortalecimento da região amazônica enquanto bloco político-econômico e a consolidação do diálogo com o governo federal para que a região acelere ainda mais seu desenvolvimento. Segundo o secretário, a partir de agora o debate dos governadores integrará temas além do referente ao meio ambiente.

O governo federal estará representado pelos ministros Extraordinário do Planejamento, Roberto Mangabeira Unger; ministro da Saúde, José Gomes Temporão; e pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que no início do mês de agosto anunciou os primeiros recursos para a composição do Fundo da Amazônia.

Em setembro próximo, cerca de U$S 100 milhões, recursos doados pela Noruega, já devem estar disponíveis para financiamentos não-reembolsáveis de ações, que possam contribuir para a prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento da floresta, além de promover a conservação e o uso sustentável das florestas no bioma amazônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: