Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Expointer: angus terá viii exposição nacional da raça

SAFRAS (25) - A Angus estará presente com 340 animais (entre argola e a campo) na Expointer 2008, número que confirma a liderança e a supremacia da raça entre a bovinocultura de corte presente no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Pela representatividade da raça e expressão da Expointer, a Associação Brasileira de Angus (ABA) vai realizar, este ano, sua exposição nacional durante a mostra - nos últimos anos ocorria na Feicorte, em São Paulo/SP.

A VIII Exposição Nacional da Raça Aberdeen Angus reunirá 65 expositores que estarão apresentando uma genética avançada nos nove dias da mostra. Os animais a campo (rústicos) foram revisados pela área técnica da Associação Brasileira de Angus (ABA), o que comprova mais um diferencial da Associação quanto à qualidade dos animais que serão levados a leilão. O jurado da raça será o argentino Gustavo Ambroggio. Abaixo, a programação completa da raça.

VII Angus Rústico do Sul O VII Angus Rústico do Sul, no dia 01 (Segunda-Feira), às 14h, na Pista J, apresentará 40 touros a campo e lote especial de fêmeas. Todos os animais foram revisados, o que representa a garantia da Associação Brasileira de Angus como a melhor oferta de reprodutores do país. Conforme o gerente de operações da ABA, Fernando Velloso, "além de todos os animais serem registrados, somente foram aprovados animais muito superiores da raça".

Os exemplares serão comercializados com seguro total por 60 dias e frete, isentando o comprador de riscos no transporte e adaptação do animal à nova propriedade. Participam do VII Angus Rústico do Sul as cabanhas ABN Agropecuária, Agropecuária Maipu, Cabanha da Barragem, Cabanha Santo Ângelo, Cabanha São Xavier, Estância do Espinilho, Gap Genética, Haras Warszawsky, Mercoangus e Rincon del Sarandy. Fotos dos animais estão disponíveis no site da ABA, www.angus.org.br. O catálogo está disponível para download. Casarão Remates e Fábio Crespo comandarão o martelo.

Leilão Golden Angus O Leilão Golden Angus, dia 03 (quarta-feira), às 20h, no Restaurante Internacional, apresentará 30 lotes de argola selecionados, entre os quais 25 fêmeas. Os animais são oriundos dos melhores criatórios da raça, no país, muitos deles premiados em pistas como a Expointer. O leilão está a cargo da Knorr Remates e do leiloeiro Guilherme Minssen.

A projeção da Associação Brasileira de Angus é superar os R$ 600 mil obtidos nos dois leilões oficiais da raça tanto na Expointer 2007, quanto na edição de 2006. "Esse incremento no volume de negócios da raça na Expointer deverá ocorrer pelo crescimento da Angus, no país, que é observado tanto nas médias obtidas em leilões, como na procura cada vez maior da carne Angus no Brasil, atualmente", considerou o presidente da Associação Brasileira de Angus, José Paulo Dornelles Cairoli.

1a Feira da Novilha Selecionada Angus A 1 Feira da Novilha Selecionada Angus será uma oportunidade para criadores ampliarem os rebanhos de cria com exemplares de qualidade. Mais de 500 novilhas Angus e Cruza Angus serão ofertadas na 1 Feira da Novilha Selecionada Angus - promoção da Associação Brasileira de Angus (ABA), Farsul e Santa Úrsula Remates. Paralelo à 3 Feira da Novilha Selecionada, o leilão ocorre em 06 de setembro (sábado), às 14h, na Pista J, do Parque de Exposições Assis Brasil. Os animais são todos revisados e selecionados com apoio da ABA, incluindo uma oferta especial de fêmeas registradas "AD". A 1 Feira da Novilha Selecionada Angus oferece ainda amplo financiamento bancário.

Julgamentos da raça Aberdeen Angus O julgamento dos animais a campo, que integram o VII Angus Rústico do Sul, ocorrerá no dia 31 de agosto (Domingo), às 14h, com avaliação do jurado argentino Gustavo Ambroggio. O argentino avaliará 40 touros a campo e lote especial de fêmeas que no dia seguinte (01) irão a leilão.

No dia 2 (Terça-Feira), destaque para a IV Copa Incentivo, julgamento que proporciona a estréia em pistas de criadores. Lançada em 2005, a Copa Incentivo propõe a participação de novos associados em exposições. Este ano, quatro expositores estão levando seis animais. A avaliação ocorre às 9h, na Pista Central.

O julgamento de argola da raça Aberdeen Angus começará no dia 02, pela manhã, com as fêmeas. Já no dia 03 (Quarta-Feira), será a vez de conhecer os grandes campeões da raça.

Workshop da Carne Angus O V Workshop Carne Angus Certificada, na Casa RBS, na Expointer, ocorrerá em 04 de setembro (Quinta-Feira), a partir das 13h30min. Logo na abertura, haverá entrega de prêmio ao Produtor Top - Mercosul Carne Angus 2008. A diretora do Programa Carne Angus Certificada, Vivian Diesel Pötter, vai apresentar metas e resultados do programa de carnes da ABA. Na seqüência, a professora MSc.

Maria Stella Melo Saab, integrante do grupo PENSA/FEA/USP, irá falar sobre A Pecuária de Corte no Brasil Frente à Nova Conjuntura Mundial - Uma Visão Além do Ciclo Pecuário.

Um painel relacionado à cadeia da carne bovina no Brasil e os ciclos pecuários trará como palestrante o professor Dr. Sérgio de Zen, membro do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP. Logo após, o diretor do Canal Rural, Donário Lopes de Almeida, será o moderador do debate a ocorrer entre indústria e produtores E o gerente de pecuária e mercados do Frigorífico Marfrig, Angelo Friguetto, falará sobre Novas ferramentas de comercialização do Boi Gordo. Ao término, ocorrerá lançamento da temporada de primavera dos leilões chancelados da Associação Brasileira de Angus. Vale lembrar que o Workshop Carne Angus Certificada já reuniu mais de 600 pessoas nas últimas quatro edições do evento.

Palestra com criador norte-americano de Angus na Expointer A Associação Brasileira de Angus vai promover, logo após o julgamento dos animais do VII Angus Rústico do Sul, palestra com o criador americano de Red Angus, Ryan Ludvigson. A apresentação será no dia 31 de agosto (Domingo), às 17h, no auditório do Senar, no parque. Sob o título "Avanços na avaliação por ultra-sonografia de animais in vivo", Ludvigson irá relatar como ocorrem as avaliações de carcaça por ultra-som junto à associação americana de criadores de Red Angus - American Red Angus (AMR). "Será uma palestra de caráter técnico, aproveitando a vinda deste ilustre criador para trazer informações de como está sendo trabalhado o melhoramento da raça junto a outras associações.", explica a assessora técnica da ABA, Fernanda Kuhl. Estão convidados a participar técnicos, criadores, estudantes, representantes de centrais de inseminação artificial e demais interessados.

Lançamento na Expointer A ABA aproveitará a presença de associados e representantes da cadeia produtiva da carne para realizar ainda o lançamento de publicações como o Sumário de Touros Angus 2008, principal ferramenta de seleção da raça com informações organizadas pelo seu Conselho Técnico para a melhor escolha dos reprodutores (lançamento no dia 04, 18h, no estande da ANC).

Acompanhe abaixo a programação completa da Raça Angus na Expointer, disponibilizada pela assessoria de imprensa da associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: