Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Floriano aposta no sucesso da 11ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cornélio


Presidente do Sindicato Rural Patronal de Cornélio Procópio, Floriano José Leite Ribeiro (foto) aposta no sucesso da 11ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial da região de Cornélio Procópio (Expocop), no parque de exposições Arthur Höffig, que será realizada no período de 1º a 7 de setembro. Ele parabenizou a atual diretoria da Sociedade Rural da região de Cornélio Procópio, que tem à frente o agropecuarista Pedro Baggio, que inovou este ano para realização do evento, um dos mais tradicionais do calendário agrícola do Estado do Paraná. O líder sindicalista afirmou que Pedro Baggio tem razão ao dizer que a 11ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial é uma festa de todos os segmentos, e não apenas dos agropecuaristas. “A exposição é reconhecida a nível nacional, fruto do trabalho desenvolvido pela Sociedade Rural em parceria com as demais entidades de nossa cidade”, observou Floriano.

Por sua vez, o presidente da Sociedade Rural, Pedro Baggio lembrou que o ingresso para entrar na exposição será de apenas 2 reais por noite e que a população poderá contar com o transporte coletivo para se deslocar até o parque de exposições. Entre os shows musicais está confirmada a presença da dupla sertaneja Gino e Geno. São esperadas mais de cem mil pessoas nos sete dias do evento no parque de exposições Arthur Höffig, cujo terreno foi adquirido na gestão do prefeito Eduardo Trevisan e repassado à Sociedade Rural da região de Cornélio Procópio. Ele assinalou ainda que, a Sociedade Rural já enviou convites para diversas autoridades participarem do evento que é um dos mais tradicionais do interior do Estado do Paraná, entre elas, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, governador Roberto Requião, secretário da Agricultura, Walter Bianchini e o senador Osmar Dias.

A exposição terá diversos estandes de estabelecimentos agropecuários, comerciais e industriais da região. A agenda de leilões, em especial de nelore, caprinos e ovinos, também faz parte da programação. "O crescimento deve ser maior nos leilões de ovinos e caprinos. E os leilões de nelore vão mostrar a consolidação da raça, que é a que está vendendo bem e proporcionado o acesso à genética de qualidade", acredita Pedro Baggio. Outra atração da 11ª Exposição é o espaço rural, voltado para os pequenos produtores. O espaço, instalado em uma área de um hectare, tem 17 estandes da agricultura familiar, sob responsabilidade técnica da Emater local e Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento de Cornélio Procópio (Seab). O chefe do Núcleo Regional, Carlos Roberto Moreira disse que toda estrutura funcional está sendo montada para que os interessados recebam toda informação técnica necessária à sua área de atividade rural. A Emater e o Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento mostrarão ainda práticas de produção de diversas variedades de café, de hortaliças e legumes, fruticultura e floricultura. Também serão mostradas técnicas para produção de biodiesel e, na pecuária, criação de bovinos, caprinos, galinha caipira, peixes e bicho da seda. O espaço também terá mostras de artesanato.

SAFRA – As últimas chuvas têm sido benéficas para as culturas de milho safrinha e de trigo na região de Cornélio Procópio. A afirmação é do economista do Deral (Departamento de Economia Rural) do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Santo Pulcinelli Filho. Segundo ele, os agricultores estão otimistas com relação ao início das colheitas de milho safrinha e de trigo a partir de meados de agosto. O técnico frisou que as duas culturas não foram prejudicadas com a estiagem de chuva. A região de Cornélio Procópio continua predominante nas plantações de milho, soja e trigo, apesar de muitos produtores terem optando para a fruticultura nos últimos anos. Ele afirmou que a estimativa de colheita do milho safrinha é de 31 milhões de toneladas no Estado do Paraná. A produção de trigo também foi reavaliada. De acordo com Santo Pulcinelli Filho, a área plantada foi maior do que o esperado, passando de 1,09 milhão de hectares na previsão anterior para 1,11 milhão de hectares na estimativa atual. O clima favoreceu o aumento da produtividade e tende a ser elevada para 2,9 milhões de toneladas, que é 2,4% acima da estimativa anterior e 50% maior em relação à produção do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: