Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Jackson Lago decide com a Embrapa futuros investimentos

O governador Jackson Lago reuniu-se nesta sexta-feira (01), no Palácio dos Leões, com executivos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que foram tratar de futuros investimentos no Maranhão, em especial à implantação de um centro da pesquisa no Estado. No encontro foram discutidos três pontos fundamentais: a instalação de uma unidade da Embrapa em São Luís, o Amazontech e um projeto de integração nas áreas da lavoura, agropecuária e reflorestamento.



O diretor executivo da empresa, Geraldo Eugênio de França, disse que a parceria entre a Embrapa e o Governo do Estado do Maranhão tem sido cada vez mais fortalecida. “O presidente da República já havia anunciado um centro da Embrapa para o Estado e o momento agora é de avaliar com o governador Jackson Lago a região ideal para a instalação, porque no próximo ano já temos que estar com este centro concluído e operando até o final de 2009”, disse.



A criação desse e de mais dois novos centros de pesquisa no país foi anunciado pelo Governo Federal em abril deste ano, durante o lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Embrapa, que prevê um investimento R$ 914 milhões para o setor. Para Geraldo Eugênio, o Maranhão é um Estado muito grande, com regiões bem diversificadas e, por isso, o centro de pesquisa deve ser construído de um formato tal que contemple as necessidades tecnológicas da maioria das regiões do Estado.



Na reunião, Jackson recomendou que a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e as Secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Sinc) e de Administração (Seaps) cuidem da instalação do centro da Embrapa em uma área de aproximadamente 20 hectares, nas vizinhanças da Uema. Nesse caso, a cessão do terreno será feita sob a forma de comodato.



Outros temas – O assessor de Programas Especiais do Governo do Maranhão, Luís Raimundo Azevedo, esclareceu que os executivos da Embrapa trataram de mais dois assuntos relevantes com o governador. Eles também vieram convidar o chefe do executivo para o lançamento do projeto “Ciência para a vida”, a ser realizado de 20 a 28 de setembro, em Brasília, e ratificar a presença maciça da Embrapa no Amazontech, que acontece em novembro, aqui em São Luís. Geraldo Eugênio garantiu que 14 unidades de pesquisa da Embrapa estarão aqui nesse evento.



A Embrapa ainda se comprometeu em apresentar ao Governo do Estado um projeto final da integração entre lavoura, agropecuária e reflorestamento. Segundo o diretor executivo da empresa, o projeto possibilitará que áreas da Amazônia Legal sejam replantadas em espécies nativas e comerciais, de maneira a apoiar os grandes projetos de celulose que vão se instalar no Estado. Além de tecnologia e pesquisa, com a experiência que a Embrapa tem, deverá auxiliar o Estado e os parceiros privados a replantarem essas áreas que estão devastadas - notadamente em áreas da Amazônia Legal, como as de Açailândia e Buriticupu.



Além do diretor executivo da Embrapa e do assessor de Programas Especiais do Governo, estiveram presentes à reunião, o reitor da Uema, José Augusto de Oliveira e os secretários do Planejamento, Aziz Santos; do Meio Ambiente, Othelino Neto e da Indústria e Comércio, Júlio Noronha. Da Embrapa estavam o chefe-geral, Hoston Tomás do Nascimento e o chefe de Comunicação e Negócios, Valdemício Ferreira de Souza
Edição: Igor Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: