Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Mapa lança programa de combate ao bicudo do algodoeiro

Brasília - Para padronizar as ações de combate ao Anthonomus grandis, mais conhecido como bicudo do algodoeiro, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o Programa Nacional de Controle do Bicudo do Algodoeiro (PNCB). O programa tem o objetivo de fortalecer o sistema de produção agrícola do algodão, com ações estratégicas de defesa sanitária vegetal e suporte da pesquisa agrícola e de assistência técnica na prevenção e controle da praga.

As diretrizes do PNCB ficarão a cargo de uma comissão presidida pelo coordenador-geral de Proteção de Plantas do Departamento de Sanidade Vegetal da SDA. A comissão será formada ainda por um representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e um da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

O bicudo do algodoeiro, introduzido no Brasil em 1983, é atualmente considerado a principal praga das culturas de algodão. Os prejuízos são resultantes dos danos causados às estruturas reprodutivas do algodoeiro e ao produto final, reduzindo diretamente a produção do algodão. Devido à necessidade de adoção de várias práticas culturais e de manejo da praga, o produtor é obrigado a conviver com um custo de produção mais elevado.



Fonte:Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: