Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Plenário pode votar hoje a MP da Dívida Agrícola

Plenário vai discutir, em sessão extraordinária que começa em instantes, a Medida Provisória 432/08, que renegocia cerca de 85% da dívida dos agricultores brasileiros. O relator da MP, deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), apresentou ontem seu parecer. Das 555 emendas apresentadas, ele considerou que 120 são adequadas do ponto de vista orçamentário e financeiro.

A MP da Dívida Agrícola é o principal ponto de divergência entre governo e oposição na pauta desta semana. A decisão de discutir a MP em sessão extraordinária ocorreu após acordo de lideranças. A Frente Parlamentar da Agricultura também fará uma reunião nesta manhã para discutir o texto.

Entre as mudanças feitas pelo relator está a redução, de 8,75% para 6,75%, dos juros anuais para as dívidas de custeio. Já os juros para dívidas com recursos livres foram abaixados de diversos patamares para 10,5% ao ano. Os recursos livres são os captados pelos bancos para complementar a parcela mínima fixada pelo Banco Central para aplicação em crédito rural, e atendem principalmente os grandes produtores, que precisam de recursos volumosos.

Pauta trancada
Além dessa MP, trancam a pauta do Plenário outra duas medidas provisórias (433/08 e 434/08) e dois projetos de lei com urgência constitucional vencida (3452/08 e 1650/07, ambos do Poder Executivo).

A MP 433/08 estipula alíquota zero do PIS/Pasep e da Cofins para a farinha de trigo, o trigo e o pão comum. Já a MP 434/08 estrutura o plano de carreiras e cargos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Projetos
O Projeto de Lei 3452/08 cria a carreira de Desenvolvimento de Política Sociais, a ser composta por 2,4 mil cargos efetivos de analista técnico com a função de executar atividades de assistência técnica em projetos e programas de áreas como saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública e segurança alimentar.

O PL 1650/07 prevê incidência das mesmas alíquotas do Imposto de Renda de pessoa física para os ganhos de transportador autônomo residente no Paraguai quando ele prestar serviços a operadora brasileira de transporte rodoviário internacional de carga. Nesse caso, o Plenário vai analisar uma emenda do Senado que corrige a referência às tabelas do IR aprovadas pela Lei 11.482/07 com reajustes fixados até 2010. O texto aprovado pela Câmara fazia referência apenas a valores de 2007.

O Plenário se reúne nesta manhã e também à tarde, em sessão ordinária.

Notícias anteriores:
Plenário discute MP da Dívida Agrícola nesta quarta
Deputados divergem sobre eficácia da medida
Chinaglia pede votação de MP da Dívida Agrícola
Relator anuncia mais prazo para agricultores endividados


Da Redação/PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: