Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

domingo, 24 de agosto de 2008

Seagro promove encontro entre representante do Banco Mundial e comunidade do Cinturão Verde

O Núcleo Estadual de Programas Especiais – Nepe/Seagro promoveu o encontro da comunidade de Cinturão Verde e representantes do Banco Mundial. A visita aconteceu nesta sexta-feira (22) no assentamento e contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Albuquerque Paz, da superintendente do Núcleo de Programas Especiais, Regina Lourdes Lopes, e de parceiros daquela comunidade como, Sebrae e Supermercados Mateus.

Esta foi a primeira vez que o líder setorial do Departamento de Desenvolvimento Sustentável para o Brasil, Mark Lundell, e o responsável pelo Projeto de Crédito Fundiário, João Barbosa de Lucena, estiveram naquela comunidade para conhecer melhor a realidade do Assentamento adquirido através do Antigo Cédula da Terra, atualmente Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Foram investidos aproximadamente R$ 734.500 reais no valor total do projeto. Sendo 309, 61 mil para a compra de 383 hectares de terras e 425, 32 mil reais para os investimentos comunitários que são os subprojetos produtivos (campo agrícola irrigado de coco, campo agrícola com banana, mamão, quiabo, trator com implementos, caminhão e ferramentas agrícolas como também projetos de infra – estrutura como sistemas de abastecimento d’água, caminho de acesso, reservatório para água com capacidade de 320m³ e energia elétrica trifásica para beneficiar a comunidade com aproximadamente 60 famílias.

Segundo o secretário de Agricultura, Domingos Albuquerque Paz, o Cinturão Verde é uma comunidade que serve de referência porque tem uma diversificação produtiva. “A comunidade se mobiliza em torno de um objetivo comum para um crescimento coletivo onde todos saem ganhando, porque a produção já tem destino certo”.

Os maiores compradores dos produtos do Cinturão Verde são os Supermercados Mateus e o Sebrae. De acordo com o presidente da associação, Iomar Ribeiro Santos, a comunidade foi uma das grandes conquistas da comunidade. “O Mateus e o Sebrae são os nossos maiores parceiros e é através dessas parcerias que estamos conseguindo alavancar o nível de qualidade de vida da comunidade. A parceria com o Sebrae acontece há quatro anos e se deu através do projeto de hortifruticultura, já a parceria com o supermercado Mateus existe há um ano”.

A produção também é escoada para a feira do João Paulo, feira do agricultor e para outros canais de comercialização, como feiras livres itinerantes.

Pela primeira vez no Maranhão, Mark Landell, ficou encantado com a organização da comunidade. “Vejo que os moradores têm um nível organizacional muito grande e que todos trabalham em equipe. Aqui no Brasil tenho a missão de visitar e coordenar 60 projetos que o Banco Mundial apóia e este é um dos projetos mais encantadores a nível de Nordeste que já conheci.

Uma das missões de Mark Lundell é promover intercâmbios entres as comunidades que são financiadas pelo Banco para o conhecimento de novas tecnologias e projetos.

O responsável pelo Projeto de Credito Fundiário, João Barbosa de Lucena, também do Banco Mundial, ressaltou a relevância desse tipo de programa na capital maranhense. Ele, que foi um dos responsáveis há 11 anos pela compra da terra, onde hoje, o assentamento esta instalado, diz que a produção e a qualidade de vida daqueles moradores demonstra que o associativismo e a sustentabilidade podem caminhar juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: