Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Seapa inicia treinamento de técnicos agrícolas

Começou nesta segunda-feira, 18, pela manhã o Curso do Novo Perfil do
Extensionista Rural". O evento acontece no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e é promovido pelo Governo do Estado, em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo é promover a adequação dos profissionais para desenvolver o novo conceito de Assistência e Extensão Rural (Ater). Seguindo assim uma nova tendência, a exemplo de outros estados.

A abertura do treinamento contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas a do governador José de Anchieta Júnior, recepcionado pelo secretário de Agricultura, Rodolfo Pereira. Também a indispensável presença do representante da Empresa de Assistência e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO), engenheiro agrônomo José Tarcísio.

Para o governador José de Anchieta Júnior, o Estado deve investir na
qualificação dos técnicos de campo levando em consideração as peculiaridades de cada localidade. "É fundamental que o técnico tenha a capacidade de se integrar com o produtor, fornecendo o conhecimento técnico, levando em consideração a experiência do agricultor, e assim determinar qual a melhor maneira de transformar a agricultura sustentável", disse o governador Anchieta.

O representante da Emater Rondônia, diretor técnico de planejamento, José Tarcísio, destacou a questão da formação continuada do Extensionista: "Estamos vivendo um novo tempo na extensão rural e para isso nós precisamos que estes profissionais atuem considerando o agricultor e para isso estamos colaborando com os colegas da Seapa. A idéia é trazer a nova proposta que o MDA está implantando em nível nacional, que na verdade é um processo de inclusão".

Na realidade, atualmente a tendência é atender aos produtores, levando em consideração a questão da etnia (exemplo indígena), raça, a questão ambiental e outras peculiaridades, conforme preconizam as novas diretrizes na área da ATER.

Ao todo serão quinze dias de curso. José Alberto Mattioni, diretor do
Departamento de Assistência e Extensão Rural da Seapa, destacou a motivação dos técnicos para levar assistência aos pequenos produtores, "Na realidade, o técnico deve levar em consideração não a propriedade, e sim a família do produtor, para que ele possa entender as reais necessidades dos mesmos e assim melhorar a produção e a qualidade de vida do produtor", explicou Mattioni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: