Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Vasconcelos é um dos maiores produtores de morango do estado


Uns gostam de comer puro, outros preferem com chantilly, no recheio de tortas ou coberto de chocolate, em geléias, vitaminas, bombons e licores. Com champanha, dá um toque de charme e requinte a ocasiões especiais. Este ingrediente versátil é o morango.

Embora muitos pensem que o Sul do país é o grande produtor brasileiro, Minas Gerais é líder de produção do fruto, e segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Alfredo Vasconcelos tem uma das maiores produções do estado com dois milhões de quilos comercializados em 2007/2008 e 1.200.000 morangueiros plantados, das variedades: Camarosa, Tudla, Aleluia, Aromas e Camiño Real. Com as novas técnicas de plantio e manejo a produção se estende durante todo o ano.




Conforme dados do Técnico Agropecuário Abmael Lélis Saraiva da Emater, grande parceira dos produtores, está sendo constatado que mesmo diminuindo a área de plantio a produção será tão ou mais lucrativa que a de anos anteriores. Isto se deve à aplicação de técnicas modernas de plantio, plasticultura, irrigação por gotejamento, combinado com o uso ordenado e controlado de agroquímicos, posturas que garantem a qualidade da fruta livre de pragas e doenças, e o mais importante desenvolvendo uma nova postura em relação ao meio ambiente, à saúde dos trabalhadores e consumidores.

A excelência na produção do morango é um trabalho que vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado ano após ano com o Projeto de Controle de Agrotóxicos realizado pela Emater que trabalha junto à Associação dos Produtores de Alfredo Vasconcelos (Aprav), IMA e Ceasa Minas.

O impacto social e econômico da cultura do morango no município é muito forte e está evidenciado pela fonte geradora de emprego e renda. São aproximadamente 150 agricultores familiares envolvidos na cadeia produtiva. O morangueiro é uma planta rasteira de pequeno porte, da família das rosáceas. Dá flores brancas ou róseas e um fruto pequeno, elegante e carnudo, que toma coloração vermelha quando maduro. Tem sabor agridoce delicado e suave, o que o torna um dos frutos mais apreciados do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: