Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Acordo internacional de incentivo rural

Documento estimula diversificação produtiva nas fazendas e o desenvolvimento rural pelo turismo -



CAMPO GRANDE/MS - Um acordo internacional de cooperação técnica será firmado entre o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), no dia 20 de novembro em Campo Grande/MS. O documento será assinado pelos presidentes dos dois órgãos durante a abertura da Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur 2008), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, na capital sul-mato-grossense.



A formalização do documento tem como objetivo estimular esforços das duas partes para a implantação de um projeto de fortalecimento institucional, qualificação de profissionais e de empresas de turismo rural. Também estabelece apoio para organização e implantação de programas de desenvolvimento em destinos que apresentam potencial para o desenvolvimento rural pelo turismo e concentração de oferta de produtos turísticos.



O acordo de cooperação técnica será firmado oficialmente pela brasileira Andreia M. Roque Junqueira de Arantes, presidente do IDESTUR e pelo argentino Carlos Basco, representante do IICA no Brasil, e terá validade por dois anos.

As áreas de cooperação deste acordo estão concentradas, sobretudo, nos aspectos de desenvolvimento rural e na integração produtiva e competitiva nacional do turismo rural. Na verdade, permitirá ao Brasil promover troca de dados sobre a atividade produtiva com toda a América Latina. “Nossa experiência nacional ao longo dos anos, nos transformou em um dos ícones da atividade, então estamos propondo trocar tecnologia e informação”, comenta Andréia Roque, presidente do IDESTUR.

Ainda segundo ela, a partir da formalização do documento estará aberto o acesso para a formatação e criação de metodologia de pesquisa visando a construção dos indicadores internacionais do turismo rural. Para a operacionalização do acordo, sempre que forem viabilizadas ações de cooperações mútuas, será criado um grupo de trabalho com a participação de técnicos. Este grupo terá a função de elaborar o projeto básico e o projeto de trabalho. Cada parte indicará seus representantes.

O IICA é um organismo da Organização dos Estados Americanos (OEA) especializado na cooperação técnica em agricultura e na melhoria de vida nas comunidades rurais. É uma instituição sem fins lucrativos cuja sede principal está em San José, na Costa Rica. Tem escritórios em 34 países do continente americano (a exceção é Cuba) e mantém representações em Washington (EUA) e em Madrid (para a União Européia). Já o IDESTUR é um organismo de desenvolvimento do turismo interligado a uma rede Intercontinental de entidades afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: