Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Adeal alerta para cuidados com o transporte animal com segurança

trânsito de animais é um dos grandes responsáveis pelo surgimento de doenças nos rebanhos de uma região. O controle dessa movimentação se torna essencial para evitar a entrada de enfermidades nos estados. Neste caso a Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento que permite aos serviços de defesa agropecuária realizarem esse controle, evitando assim a introdução de doenças que possam pôr em risco a população ou causar prejuízos aos produtores.

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) lembra que a GTA é um documento oficial e federal, obrigatório para o trânsito intra e interestadual de ovos férteis e embrionados e de animais destinados à cria, recria, engorda, reprodução, abate e participação em eventos de concentração.

“Até mesmo o transporte de animais entre propriedades do mesmo dono e no mesmo município, tem que ser acompanhado pela GTA”, explica Hibernon Cavalcante, diretor presidente Adeal.

Para retirar o documento, proprietários ou transportadores devem procurar o escritório da Adeal em seu município. “Produtores que possuem consciência sanitária sabem da importância da GTA. É através deste documento que os técnicos da Adeal podem controlar a movimentação de animais, evitando a disseminação de doenças. Todos devem participar deste trabalho, cuja finalidade principal é manter o estado livre de doenças animais”, enfatiza o diretor.

Quem for pego transportando animais sem a GTA está sujeito à multa e a ter a carga apreendida. “São autuados tanto os donos quanto os transportadores dos animais”, lembra Eduardo Borges, gerente de Barreiras da Adeal. Para a fiscalização desse transporte a Adeal conta com cinco barreiras fixas e três móveis dando cobertura a todos as regiões alagoanas.

Todo animal transportado com documentação sanitária atualizada representa lucro para seu proprietário, credibilidade para quem transporta ou compra e segurança para todos. Portanto, para evitar problemas com a fiscalização os produtores devem seguir as seguintes recomendações: transportar animais apenas com GTA; em caso de comercialização, para tirar a GTA é necessário que tanto o vendedor como o comprador, estejam devidamente cadastrados na Adeal. Para animais destinados ao abate são necessários o CNPJ do estabelecimento como também o número do Serviço de Inspeção Federal - SIF, Estadual —SIE ou Municipal — SIM.

A Adeal ressalta que vale também manter atualizada a população de animais de sua propriedade evitando o bloqueio automático pelo sistema na emissão da GTA por falta de saldo. Assim como, antes de iniciar a viajem certificar-se que todos os documentos estão preenchidos corretamente e em ordem.



por Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: