Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Vale do Piancó: Arroz vermelho será tema de discussão

Uma reunião para debater o cultivo do arroz vermelho no Vale do Piancó acontecerá na próxima segunda-feira (22) quando serão discutidos o melhoramento genético e o zoneamento agrícola do produto. O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), está apoiando a iniciativa.

O evento, organizado pela Associação dos Produtores de Arroz Vermelho de Santana dos Garrotes, acontecerá nesta segunda-feira (22), a partir das 8h00, no auditório do Centro de Saúde na cidade de Piancó, e contará com a presença de representantes da Sedap, Emater, Emepa, Embrapa, Empasa, Ministérios do Desenvolvimento Agrícola e da Agropecuária, Pecuária e Abastecimento, além do Sebrae, Fetag, Faepa e Senar.

Além de debater o cultivo do produto, a reunião tem a intenção de discutir a captação de recursos para a aquisição de equipamentos, organização dos produtores e maior divulgação do arroz vermelho. Segundo o presidente da entidade organizadora, Dedé Santana, os produtores de arroz vermelho do Vale do Piancó buscam maior capacitação e linhas de crédito para aumentar a produção e a produtividade.

O arroz vermelho, pouco conhecido no Brasil, constitui na Paraíba um dos principais alimentos da culinária regional, sendo conhecido também como arroz-da-terra e arroz Veneza. O estado da Paraíba é o maior produtor do país e o Vale do Piancó possui uma bacia hidrográfica de solos naturalmente férteis que viabiliza a produção desse tipo de arroz.

Segundo Dedé Santana, a entidade que dirige conta com 60 produtores, sendo que no município de Santana dos Garrotes, onde está localizada a sede da associação, são mais de 400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: