Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Adeal prepara segunda etapa da campanha 2008 contra a aftosa

Há uma semana do início da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2008, a equipe da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) está preparada para enfrentar o mês de campanha.

Esta será a primeira campanha a ter a participação da equipe de profissionais contratados através do primeiro concurso público da Agência. A nomeação dos 140 concursados foi realizada em abril. “Os profissionais passaram por diversos cursos de capacitação e estão todos prontos para trabalhar efetivamente na campanha”, afirma Hibernon Cavalcante, diretor presidente da Adeal.

Nesta etapa, que vai de 1° a 31 de outubro, a Adeal espera que todo o rebanho de bovinos e bubalinos do estado, aproximadamente 1,14 milhão de cabeças, seja imunizado. “Nas últimas campanhas atingimos ótimos índices de cobertura vacinal. Mas o produtor não pode achar que seu dever foi cumprido e deixar de vacinar. Esse é um trabalho contínuo. O estado precisa manter os bons números”, adverte Cavalcante.

Em 2007, os índices das duas etapas ficaram em torno de 93%. Em abril deste ano, a cobertura vacinal da primeira etapa cresceu para aproximadamente 94%. A exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é que a vacinação supere 80% em todos os municípios.

A vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos e deve ser feita duas vezes ao ano. De acordo com o calendário vacinal de Alagoas são destinados os meses de abril e outubro para a imunização. “O criador que vacinou em abril não pode deixar de vacinar agora em outubro. A obrigatoriedade é para as duas doses por ano”, lembra o diretor.

Declarar a vacinação também é uma obrigação dos produtores, e deve ser feita no escritório da Adeal mais próximo à propriedade, até 15 dias depois do término da campanha. Para quem não cumprir as exigências as multas são de R$ 162,00 pela não vacinação e R$ 486,00 pela não declaração.

A exemplo de campanhas anteriores, o Governo do Estado fará a doação de 160 mil doses de vacinas. “Serão beneficiados criadores que tem até dez cabeças de gado em regime de agricultura familiar, assentados da reforma agrária, quilombolas e indígenas”, diz Hibernon.

Movimentação animal - A Adeal adverte aos criadores que durante o mês de outubro só poderá ser retirada a Guia de Trânsito Animal (GTA) para bovinos e bubalinos que já tenham sido imunizados nesta etapa da campanha.

Sem a GTA, documento oficial e federal, obrigatório para o trânsito intra e interestadual, os animais não podem participar de feiras de gado nem transitar de uma propriedade a outra. “Está norma está de acordo com a Instrução Normativa n° 44 do Ministério da Agricultura. Para evitar problemas os produtores devem procurar vacinar seus animais logo no início da campanha. Quem deixar para o final terá uma restrição na movimentação dos animais”, avisa Hibernon Cavalcante.

Em caso dúvidas a respeito da vacinação o criador pode procurar o escritório da Adeal em sua região ou ligar para 0800 82 0040.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: