Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Campanha no combate à raiva humana

SÃO LUÍS - O Dia Mundial da Raiva acontece no próximo dia 28. No Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), dão início nesta quarta-feira, 24, às 14h, comemorações alusivas a data.

Com o tema “Trabalhando juntos para que a raiva seja história”, a campanha tem como intenção alertar a população sobre o perigo da raiva humana e animal, assim como as medidas que podem ser adotadas para prevenção e controle.

Coordenado pelo Departamento de Zoonoses, da SES, as comemorações têm início com a montagem de um stand na Praça Deodoro, local onde está sendo distribuído material informativo, exibição de vídeos e informações sobre a doença, com início às 14 horas desta quarta-feira até a próxima sexta-feira (26).

Também acontecem palestras em escolas do ensino médio e fundamental, entre elas Liceu, Cegel, COC, Reino Infantil, além das Universidades Federal e Estadual do Maranhão e Uniceuma e panfletagem no ferry-boat.

A raiva é uma zoonose transmitida pela inoculação do vírus rábico, principalmente, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura de animais infectados. Apesar de sua letalidade ser de 100%, é uma doença imunoprevenível com um esquema de profilaxia eficaz, quando utilizada de maneira oportuna e correta, com aplicação de imunobiológicos (vacina, soro e imunoglobulina anti-rábica) adquiridos pelo Ministério da Saúde e oferecidos ao público pelo Sistema Único de Saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se no mundo a ocorrência de cerca de 55.000 casos ao ano transmitidos por cães, principalmente, nos continentes asiático e africano. Conforme o Plano de Eliminação da Raiva Urbana nas Américas até o ano de 2009, acordado com a Organização Pan-Americana de Saúde, o Brasil vem conseguindo reduzir o número de casos humanos transmitidos por cães e gatos.

No Maranhão, já são mais de 500 dias sem registro de nenhum caso da raiva urbana.

Uma das principais medidas de controle da raiva canina adotada no Brasil é a vacinação realizada em cães e gatos na forma de campanha. O Ministério da Saúde subsidia financeiramente duas campanhas anuais, sendo a principal realizada no segundo semestre de cada ano e é denominada de Campanha Nacional. Este ano o Maranhão teve cobertura de 90% na segunda etapa nacional.

Fonte: Secom/Governo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: