Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Agropecuária - Dia de Campo apresenta tecnologias para integração lavoura-pecuária

Mais de 300 pessoas, entre estudantes, criadores e parceiros, participaram, no dia 29 de agosto, na Fazenda Capivara, em Santo Antônio de Goiás, de um dia de campo sobre integração lavoura-pecuária, com ênfase em tecnologias aplicadas à seleção de bovinos de corte e à intensificação de sistemas agropastoris de produção de gado de corte.

O dia de campo e o workshop, realizado na véspera (28 de agosto), foram promovidos pela Embrapa Cerrados (Planaltina - DF) e Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás - GO) – unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ).

As atividades fazem parte do Programa de Integração Lavoura-Pecuária (PILP), criado em 1997, como alternativa para recuperação de áreas degradadas. Apesar de possuir o maior rebanho bovino comercial do mundo e ter o privilégio de liderar o ranking mundial de exportação de carne bovina, o Brasil ainda convive com baixos índices produtivos. Uma das razões para tal, é a grande parte de áreas de pastagens degradadas, principalmente quando se trata da região dos cerrados.

A avaliação do desempenho animal, dentro dos sistemas de integração de culturas e pastagem, também é objetivo do programa. Para isso, são realizados testes de desempenho de touros jovens, denominado também de prova de ganho em peso, sob a coordenação do pesquisador Cláudio de Ulhôa Magnabosco, da Embrapa Cerrados. A prova de ganho em peso acontece anualmente, desde 1998, e já se tornou referência entre os pecuaristas do Brasil por disponibilizar material genético de excelente qualidade.

Algumas das atividades de avaliação de touros jovens, como reprodução, são desenvolvidas em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Grande número de participantes do dia de campo era proveniente da unidade da UFG, de Jataí (GO), e 70 eram criadores de Nelore, que representam 500 mil cabeças de gado. Alguns desses criadores usam a genética de touro jovem da Embrapa há oito anos.

Os estudos desenvolvidos pelos pesquisadores da Embrapa avaliam as contribuições genéticas e do ambiente para o desempenho dos touros jovens da raça Nelore. A avaliação genética é ponto de partida para o processo de seleção dos animais. O criador faz a seleção de seus animais baseado no valor da DEP - Diferença Esperada na Progênie, em que as estimativas permitem ao criador conhecer o rebanho geneticamente e auxiliar na tomada de decisões visando o progresso genético contínuo e aumento da produtividade.

De acordo com o pesquisador Cláudio Magnabosco, os animais com DEP´s positivos geram maior produtividade dos descendentes e valorização desses animais na comercialização. Apesar da imensa importância de uso de touros avaliados, Magnabosco ressalta que "não adianta o indivíduo ser top sem o adequado sistema de produção". Para o pecuarista alcançar a produtividade global da sua propriedade, precisa associar ao potencial genético dos animais o incremento da nutrição, sanidade e manejo.

A prova de ganho em peso permite a identificação de genótipos superiores, a partir da avaliação, entre outras características, do crescimento, reprodução, qualidade da carcaça, avaliação funcional e caracterização racial. Os animais que obtêm melhor desempenho na prova de ganho em peso e possuem melhor tipo funcional às necessidades do mercado, são disponibilizados no tradicional leilão Embrapa de Touros Jovens.

O criador Eduardo Jardim já adquiriu quatro touros da genética Embrapa, em leilões. O último foi há dois anos. "É um excelente investimento. Esses touros têm bom crescimento e produção uniforme", disse. Os animais comprados em leilões, na Embrapa Arroz e Feijão, são destinados à fazenda em Tocantins. Para Jardim, que também possui fazenda no Rio Grande do Sul, unidades da Embrapa em outros estados também deveriam realizar esses leilões.

No próximo dia 13 setembro, às 10h, na Fazenda Capivara, em Santo Antônio de Goiás, será realizado o VIII Leilão, sob a coordenação de Cláudio Magnabosco e Hélvio Santos Abbadia. Serão 60 touros jovens das raças Nelore Padrão, Nelore Mocho e Brahman, de 33 criatórios. Maiores informações pelo telefone (62) 3533-2203.

MANEJO DE PASTAGENS

O manejo de pastagens em integração lavoura-pecuária é essencial para maximizar a produtividade econômica do sistema. O pesquisador Alexandre Barcellos, da Embrapa Cerrados, ressaltou que a utilização de forma mais eficiente das pastagens nos sistemas integrados aumenta a produção e a qualidade, assim como evita a abertura de novas áreas para a implantação das atividades agropecuárias.

Ao apresentar as diferentes espécies de forrageiras e seu manejo, Barcellos afirmou que a diversidade de espécies atende os sistemas de produção e que o desafio atual é "ganhar na eficiência da utilização". "O processo para chegar ao lançamento de uma cultivar é lento, leva, em média, de 10 a 12 anos. Não se espera que se tenham outras novas espécies, mesmo porque as que existem no mercado atendem as necessidades dos produtores. O que precisamos é saber utilizá-las", destacou. Pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Cerrados sobre produção animal em pastagens degradadas e com adubação de manutenção também foram apresentadas no dia de campo.

A programação do dia de campo ainda contou com a participação do representante da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que demonstrou como deve ser feita a avaliação visual em bovinos de corte. Como também do pesquisador Tarcísio Cobucci, da Embrapa Arroz e Feijão, que falou sobre os cuidados para formação de pastagens em integração lavoura-pecuária.

FONTE

Embrapa Cerrados
Liliane Castelões - Jornalista
Telefone: (61) 3388-9953

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: