Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Agropecuária - SFA/MS capacita novos auditores do Sisbov


A Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS) iniciou na manhã desta segunda (01), um curso de capacitação para técnicos que passarão a auditar os Estabelecimentos Rurais Aprovados no SISBOV (Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos). O curso será realizado no período de 01 a 05 de setembro no auditório da SFA/MS em Campo Grande, para 32 Médicos Veterinários da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) e 9 Fiscais Federais Agropecuários da Superintendência. O evento contará com a participação dos palestrantes e auditores, Celso de Souza Martins, Márcio Menegazzo, Orasil Romeu Bandini e Luis Augusto Cuglieri Ferreira (responsável pelo SISBOV no Estado).

Mato Grosso do Sul é o Estado brasileiro com o maior número de "Estabelecimentos Rurais Aprovados no SISBOV" (ERAS), com aproximadamente 4.500 propriedades cadastradas e necessita com urgência aumentar o número de auditores federais e estaduais para atender a demanda das exportações, caso o Estado seja habilitado pela União Européia.

Com a recente recuperação do status de "Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação" perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) já solicitou à União Européia para que o Estado seja novamente habilitado à exportação de carne in natura para o bloco.

De acordo com as novas regras do SISBOV, as propriedades rurais somente serão consideradas aptas à exportação após serem aprovadas em auditoria realizada pelo Serviço Oficial. "A Coordenação Nacional do SISBOV já trabalha com a certeza de que o Estado de Mato Grosso do Sul será habilitado pela União Européia, portanto a capacitação destes técnicos é para atender a forte demanda por auditorias oficiais nos estabelecimentos (ERAS), que teremos a partir dos meses de outubro e novembro", declarou, Rui Saravi Leite, Chefe da Divisão Técnica da SFA.

Informações mais detalhadas com o Fiscal Federal Agropecuário Luis Augusto Cuglieri Ferreira do Serviço de Política e Desenvolvimento Agropecuário (SEPDAG/SFA/MS), através do telefone (067) 3316-7140 / 3316-7169 ou pelo e-mail: sepdag-ms@agricultura.gov.br


Fonte: SEPDAG - SFA/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: