Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Emater-MG, atuação forte em Almenara

Três eventos foram realizados no dia 14 de agosto, evidenciando a importante atuação da Empresa no município. O presidente da Emater-MG, José Silva Soares, esteve em Almenara e participou das solenidades.

Em uma delas, foi discutida a reestruturação da Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha (Ambaj). Segundo o coordenador regional da Emater-MG em Almenara, Oswaldo Rezende, a reestruturação foi necessária para que a Caixa Econômica, que é responsável por liberar verbas, tivesse como negociar. "A Caixa só negocia liberação de recursos com as associações, por isso a população ficou bastante prejudicada, perdendo programas do governo por não ter uma associação bem estruturada", justificou.

De acordo com o técnico, com a "nova" associação, será possível receber projetos que podem beneficiar 16 municípios, todos pertencentes a Ambaj. São eles: Almenara, Bandeira, Divisópolis, Felisburgo, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Mata Verde, Palmópolis, Rio do Pardo, Rubim, Monte Formoso, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto.

Oswaldo Rezende atesta que o trabalho feito pela Emater-MG na região atende diretamente as demandas da comunidade, como nos programas de Combate a Pobreza Rural (PCPR), do Governo do Estado e o Luz Para Todos, do Governo federal, beneficiando diversos agricultores familiares.

Além do presidente da Emater-MG, estiveram presentes, o gerente da Unidade de Planejamento e Estratégia Corporativa (Upec) da Empresa, Gelson Soares Leme e representantes da Caixa Econômica Federal. José Silva disponibilizou equipes de capacitação da Emater-MG para o caso de a Ambaj necessitar.

Diploma para jovens rurais

Também em Almenara, o Projeto Transformar comemorou em cerimônia de encerramento, a formatura de 80 jovens rurais de seis municípios da região. Ao todo, 120 jovens rurais receberam capacitação desde o início do Projeto.

De acordo com Rezende, os jovens rurais capacitados ainda aguardam acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf Jovem. "Nenhum deles entrou no Programa, mas todos estão prontos", garante. Entre as atividades rurais desenvolvidas por eles estão a apicultura, a pecuária de leite e em menor escala, o cultivo da mandioca., segundo o extensionista.

O jovem rural Éder Lopes, ganhador do quadro Soletrando, do programa da Rede Globo de Televisão, Caldeirão do Hulk, participou da cerimônia de encerramento. Ele relatou sua experiência no programa e as dificuldades para conseguir estudar, mas enfatizou que, "só através da educação é possível garantir um bom futuro".

Na comunidade de São Domingos foi inaugurado um prédio, que além de abrigar um tanque de leite entregue aos produtores rurais, pela Emater-MG, há sete meses, por intermédio do Programa Minas sem Fome, também será ponto de recebimento da produção. O tanque, que tem capacidade para mil litros, vai beneficiar diretamente os 12 produtores de leite locais.

O extensionista local da Emater-MG em Almenara, Sérgio Guimarães, diz que a intenção é fortalecer a bovinocultura de leite na região, por meio de um projeto futuro. "Nosso objetivo é aumentar a renda dos produtores, melhorar a qualidade genética dos animais e proporcionar melhorias na área social", diz. De acordo com Guimarães, a Emater-MG também desenvolve ações no PCPR, na comunidade de São Domingos, acompanhando a construção de 15 casas que serão entregues aos agricultores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: