Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 6 de setembro de 2008

Emepa apresenta pesquisa sobre solo em evento científico no RJ

A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária - Emepa agora avança em outra área de estudos. No mês de agosto, durante a XVII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, realizada no Rio de Janeiro - RJ, o pesquisador Guilherme Sá Abrantes de Sena, da Estação Experimental Aparecida, apresentou estudos sobre a produção de manga nas várzeas de Sousa.

O trabalho de Guilherme Abrantes aborda a fertilidade do solo em pomar de manga nas Várzeas de Sousa-PB, a partir de amostragem realizada na estação experimental da Emepa na região e contou com a colaboração do Laboratório de Química e Fertilidade do Solo do Departamento de Solos e Engenharia Rural (UFPB/CCA/Areia), onde foram realizadas as análises de solos.

Outros participantes dos estudos foram os professores Djail Santos e Adailson Pereira de Souza e também do ex-bolsista PRODOC-CAPES e atualmente professor da UFCG, campus de Pombal, Alexandre Paiva da Silva.

O evento, que acontece a cada dois anos, foi realizado no Rio de Janeiro e reuniu pesquisadores, professores, extensionistas, entre outros estudiosos das Ciências do Solo do país. Diversas instituições de ensino, de pesquisa e de extensão estiveram nesta reunião. Segundo o pesquisador, foram abordados temas como: manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais.

O objetivo principal do evento é se transformar num fórum para discussões técnico-científicas e de alternativas para a conservação do solo e da água no Brasil. “Pretende-se contribuir com o desenvolvimento de uma agricultura cada vez mais sustentável, tendo em vista a demanda cada vez maior pelo uso intensivo da terra ao mesmo tempo em que a sociedade necessita de serviços ambientais que poderão ser comprometidos se o solo e a água continuarem sendo manejados de forma negligente”, comentou.

A Emepa cumpre com seu papel de agente público de pesquisa na medida em que procura disponibilizar seus pesquisadores para participar de eventos dessa importância, levando o nome do Estado e consolidando seu nome no cenário da pesquisa e desenvolvimento em âmbito nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: