Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

sábado, 6 de setembro de 2008

Combate a morcegos será intensificado

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) vai realizar cerca de 16 ações de captura a morcegos hematófagos transmissores da raiva durante todo o mês de setembro.

As atividades serão iniciadas pela capital e se estenderão para as regiões de Irecê, Barreiras, Feira de Santana, Paulo Afonso, Juazeiro e Itapetinga.

Além da captura dos morcegos condutores da doença, que agora é
regulamentada pela Portaria Estadual nº 105/08 e está em conformidade com
a legislação federal do Ministério da Agricultura (Mapa), a Adab realiza o
cadastro e o monitoramento de locais que servem de abrigos à espécie
hematófaga, para controle de focos da doença, além de realizar trabalhos
de conscientização com pecuaristas.


Surtos alimentares afetam 110 mil brasileiros
Internos fazem exames para detectar DSTs

Serão visitadas propriedades localizadas num raio de 12 km, a partir dos locais onde forem identificados os focos de raiva. De acordo com a coordenação do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), a doença é transmissível ao homem e tem caráter letal.

A Adab destaca ainda que é muito importante que os criadores saibam identificar os sintomas da síndrome nervosa, e que o contato com animais com suspeita da doença seja evitado para que não haja contaminação.

Os principais sintomas apresentados por animais contaminados pelo vírus da raiva são: tremores musculares, engasgo, paralisia dos membros posteriores, tristeza, salivação abundante, mudança de comportamento e andar cambaleante.

É recomendado pela coordenação da Adab que o criador isole os animais
com esses sintomas e comunique imediatamente a um escritório da Adab mais próximo de sua propriedade ou através do telefone (71) 3116-8463.

De acordo com dados da Adab, de janeiro a agosto, foram realizadas 51 ações, 599 capturas, a comercialização de 4,5 milhões de doses anti-rábica e a análise de 97 amostras do sistema nervoso central dos animais suspeitos de síndrome neurológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: