Pesquisa na Web

Pesquisa personalizada
SEJAM BEM VINDOS AO AGRO INFORMAÇÕES

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Escolas e Creis desenvolvem projetos de horta e arborização

Os alunos de 15 escolas municipais de João Pessoa e crianças de três Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) estão tendo uma experiência no mínimo diferente no que diz respeito à educação ambiental. São os projetos ‘Escola Verde’ e ‘Arborização na Escola’, desenvolvidos pelas secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e do Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura da Capital (PMJP).

O primeiro projeto implantado foi o ‘Escola Verde’, em 2006, para alunos da 5ª à 8ª série. Dois anos depois, a iniciativa foi ampliada e já consta na grade pedagógica de alunos do 1º ao 9º ano da rede pública municipal. As aulas práticas acontecem com a participação dos professores, funcionários e alunos e enriquecem a teoria da disciplina de Ciência no turno em que o jovem está matriculado. No horário oposto ao que freqüenta a escola, o estudante também participa do projeto, aprendendo a cultivar e manter a horta.

Maria Auxiliadora Clemente Dantas, coordenadora de Educação Ambiental da Sedec, explicou que nenhum agrotóxico é utilizado durante o processo de cultivo e que tudo o que é produzido é consumido pelos próprios alunos na merenda escolar. “Nós plantamos tomate, coentro, pimentão, cenoura, beterraba, couve, entre outras hortaliças e verduras. Todos esses produtos incrementam o cardápio da merenda escola, contribuindo assim para uma alimentação mais saudável”, salientou a coordenadora.

Na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Bairro de Mangabeira, o projeto se expandiu a comunidade e ganhou o nome de ‘Horta Solidária’, pois os familiares dos alunos também participam desse processo de aprendizado. Já na Escola Augustinho da Fonseca, no Cristo Redentor, e que atende crianças do 1º ao 4º ano, o projeto foi ampliado para além de hortaliças e também estão sendo cultivadas plantas medicinais.

Com o sucesso da iniciativa, a Secretaria de Educação está implementando em três Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) que funcionam na comunidade de Porto de João Tota (Mandacaru) e nos bairros do Valentina Figueiredo e das Indústrias. Este projeto é desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB).

Plantio de árvores – Outra ação que envolve o alunado da rede de ensino municipal com a educação ambiental é o projeto ‘Arborização na Escola’, desenvolvido desde janeiro de 2008. Consiste em plantar árvores nativas e frutíferas nas escolas da rede pública, cujos frutos serão utilizados também na merenda escolar.

Cinco escolas e um Crei já estão participando dos trabalhos realizados em parceria com a Semam, que cede as espécies nativas (pau-brasil e acácia, por exemplo) e a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), que fornece as frutíferas. No Centro de Referência do Porto de João Tota já foram plantadas mudas de pinha, graviola e caju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Palavra-chave

Entre em contato comigo

Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: